Políticas, planeamento e estratégia em saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender porque, em determinados contextos históricos, foram criados e desenvolvidos dois diferentes modelos de sistemas de saúde, o modelo Bismarck e o modelo Beveridge. 2. Conhecer diferentes desenvolvimentos de sistemas de saúde mundiais. 3. Analisar as diferentes políticas de saúde desenvolvidas em Portugal após 1974 e relacionar os resultados em saúde com os diversos factores determinantes da saúde. 4. Conhecer como se organiza actualmente o sistema de saúde português e quais os principais aspectos que constam de diplomas legais que regem a sua organização. 5. Conhecer as principais etapas do processo de planeamento em saúde. 6. Compreender como se desenvolvem e aplicam as etapas de planeamento em saúde em quatro diferentes situações: o Plano Nacional de Saúde, o planeamento de recursos humanos em saúde, o planeamento hospitalar, os cuidados de saúde transfronteiriços.
Caracterização geral
Código
827004
Créditos
5
Professor responsável
Jorge Simões
Horas
Semanais - 5
Totais - 40
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Simões, J. e Paulo Ferrinho. ”Contributo para a história do planeamento da saúde em Portugal”. Suplemento dos Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. vol. 16 (Suplemento), 17-23, 2017. • Campos, A. e Jorge Simões (2011). O Percurso da Saúde: Portugal na Europa. Almedina, Coimbra. • Entidade Reguladora da Saúde (2012) Estudo para a Carta Hospitalar. • Entidade Reguladora da Saúde (2012) Relatório final sobre a Análise do Impacto da Directiva 2011/24/EU. • Plano Nacional de Saúde 2012-2016 (disponível em http://www.dgs.pt). • WHO (2006). The World Health Report 2006. Working together for health.
Método de ensino
As aulas são expositivas e interactivas.
Método de avaliação
Avaliação resulta da elaboração, apresentação e discussão de um trabalho individual sobre “Políticas, planeamento e estratégia em saúde”.
Conteúdo
I. Os modelos de sistemas de saúde. II. A organização dos sistemas de saúde em países africanos,americanos, asiáticos e europeus. III. As políticas de saúde em Portugal. IV. A organização atual do sistema de saúde português. V. O planeamento da saúde. VI. O Plano Nacional de Saúde. VII. O planeamento de recursos humanos em saúde. VIII. O planeamento hospitalar. IX. A regulação em saúde. X. Os cuidados de saúde transfronteiriços.