Avaliação em saúde
Objetivos
Esta unidade curricular visa promover a formação de pesquisadores/profissionais na investigação e avaliação das intervenções/program as de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito de trabalho.No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual. 2. Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pela literatura para modelar ações avaliadas. 3. Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas. 4. Planear e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários. 5. Compreender, sistematizar, julgar e comunicar resultados de sua avaliação a diferentes audiências. 6. Adotar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas. 7. Facilitar/promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.
Caracterização geral
Código
827007
Créditos
5
Professor responsável
Isabel Craveiro
Horas
Semanais - 9,5
Totais - 40
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• HARTZ, ZMA (2015). Contextualizando a implantação das intervenções e a avaliação em saúde. In I Samico; E Felisberto; PG Frias PG, ACG do Espírito Santo, Z Hartz. Formação Profissional e Avaliação em Saúde Desafios na Implantação de Programas. Rio de Janeiro: Editora MedBook pp 3-20. • HARTZ Z, REGINA BODSTEIN R E POTVIN l (2014). Porque uma antologia de avaliação em promoção da saúde. Introdução. In Zulmira Hartz, Regina Bodstein e Louise Potvin. Avaliação em Promoção da Saúde: Uma antologia comentada da parceria entre o Brasil e a Cátedra de Abordagens. • Comunitárias e Iniquidades em Saúde (CACIS), da Universidade de Montreal, de 2002 a 2012. • BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ ZMA (Org.) (2011). • Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 292p • CDC-Introduction to Program Evaluation for Public Health Programs: A Self Study Guide. 2011. • HARTZ Z E PAULO FERRINHO P (2011). Avaliação de desempenho dos sistemas de saúde: um contributo para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016 In A Nova Saúde Pública. A Saúde Pública da Era do Conhecimento. Livro de Homenagem a Sakellarides. Lisboa: Editora Gradiva, pp.58-79. • HARTZ ZMA, FELISBERTO E, VIEIRA DA SILVA LM. (org) (2008) Meta-avaliação da atenção básica à saúde – teoria e prática. Organizado por Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ. • HARTZ, Z M A; Vieira-da-Silva, L.M. (org) (2005). Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Rio de Janeiro: Ed.Fiocruz.
Método de ensino
Unidade curricular em
Método de avaliação
O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.
Conteúdo
I. Conceitos e métodos de avaliação: Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde. Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa. Conceito e parâmetros de meta-avaliação. II. Etapas da Avaliação I: Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação. Representação lógica dos componentes do programa. Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas. Importância de orientar a avaliação aos principais usuários. III. Etapas da Avaliação II: Métodos e técnicas de colheita e análise de dados. Plano de avaliação. Julgamento devalor do programa. Disseminação e uso das lições aprendidas. VI. Prática profissional em avaliação: Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation”. Os papéis dos avaliadores internos e externos. Competências do avaliador. Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação.