Métodos de investigação qualitativa em saúde

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças conceptuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos; compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa.
2. Conhecer os diferentes desenhos de estudos qualitativos;formular questões e objetivos de investigação; conhecer as técnicas de amostragem.
3. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de dados em estudos qualitativos.
4. Compreender o planeamento dos aspetos logísticos da recolha de dados, incluindo o papel do entrevistador/moderador.
5. Conhecer as principais técnicas de análise de dados em investigação qualitativa.
6. Desenvolver competências que conduzam à realização de investigação utilizando as metodologias qualitativas.

Caracterização geral

Código

827011

Créditos

4

Professor responsável

Isabel Craveiro

Horas

Semanais - 5

Totais - 32

Idioma de ensino

Inglês e Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• BARDIN, L. (2013), A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. • CRESSWELL, J. W., (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. Sage Publications, London.
• DENZIN, N and LINCOLN, Y (1994) Handbook of Qualitative Research. (eds). Sage, Thousand Oaks.
• FLICK, U. (2006) An introduction to Qualitative Research, Sage Publications.
• Green J, Thorogood N. (2009) Qualitative Methods for Health Research, Sage Publications. ISBN: 978-1-84787-073-5.
• HOLLIDAY, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research, Sage Publications, UK.
• MANN, P. H. (1983), Métodos de Investigação Sociológica, Biblioteca de Ciências Sociais, Zahar Editores, S.P.
A restante bibliografia será fornecida pelo docente responsável pelo módulo.

Método de ensino

Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem interativos e participativos, como sessões teórico-práticas, resolução de exercícios baseados em problemas, role-playing, orientação tutorial, elaboração de trabalhos e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados).
- Avaliação do trabalho individual (protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa - desenho de estudo, recolha e análise de dados) – 70%.
- Avaliação da apresentação oral e discussão do trabalho individual – 30%.

Conteúdo

I. Caracterização e distinção dos diferentes paradigmas de investigação em saúde (estudos quantitativos vs. estudos qualitativos).
II. Métodos qualitativos -suas orientações teóricas, utilidade e contextos de aplicação.
III. Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tiposde estudos. Ética na investigação qualitativa.
IV. Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação; elaboração das questões de investigação e os objetivos do estudo. Diferentes tipos de técnicas de amostragem.
V. Técnicas de recolha de dados. Algumas das principais técnicas de recolha de dados qualitativos. Exemplos. Exercícios.
VI. Planeamento e aspetos logísticos da recolha de dados. Papel do entrevistador/moderador. Exercícios práticos.
VII. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios.
VIII. Apresentação e discussão de resultados. Redação de uma investigação qualitativa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: