Métodos de investigação qualitativa em saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças conceptuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos; compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa. 2. Conhecer os diferentes desenhos de estudos qualitativos;formular questões e objetivos de investigação; conhecer as técnicas de amostragem. 3. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de dados em estudos qualitativos. 4. Compreender o planeamento dos aspetos logísticos da recolha de dados, incluindo o papel do entrevistador/moderador. 5. Conhecer as principais técnicas de análise de dados em investigação qualitativa. 6. Desenvolver competências que conduzam à realização de investigação utilizando as metodologias qualitativas.
Caracterização geral
Código
827011
Créditos
4
Professor responsável
Isabel Craveiro
Horas
Semanais - 5
Totais - 32
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• BARDIN, L. (2013), A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. • CRESSWELL, J. W., (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. Sage Publications, London. • DENZIN, N and LINCOLN, Y (1994) Handbook of Qualitative Research. (eds). Sage, Thousand Oaks. • FLICK, U. (2006) An introduction to Qualitative Research, Sage Publications. • Green J, Thorogood N. (2009) Qualitative Methods for Health Research, Sage Publications. ISBN: 978-1-84787-073-5. • HOLLIDAY, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research, Sage Publications, UK. • MANN, P. H. (1983), Métodos de Investigação Sociológica, Biblioteca de Ciências Sociais, Zahar Editores, S.P. A restante bibliografia será fornecida pelo docente responsável pelo módulo.
Método de ensino
Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem interativos e participativos, como sessões teórico-práticas, resolução de exercícios baseados em problemas,
Método de avaliação
A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados). - Avaliação do trabalho individual (protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa - desenho de estudo, recolha e análise de dados) – 70%. - Avaliação da apresentação oral e discussão do trabalho individual – 30%.
Conteúdo
I. Caracterização e distinção dos diferentes paradigmas de investigação em saúde (estudos quantitativos vs. estudos qualitativos). II. Métodos qualitativos -suas orientações teóricas, utilidade e contextos de aplicação. III. Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tiposde estudos. Ética na investigação qualitativa. IV. Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação; elaboração das questões de investigação e os objetivos do estudo. Diferentes tipos de técnicas de amostragem. V. Técnicas de recolha de dados. Algumas das principais técnicas de recolha de dados qualitativos. Exemplos. Exercícios. VI. Planeamento e aspetos logísticos da recolha de dados. Papel do entrevistador/moderador. Exercícios práticos. VII. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios. VIII. Apresentação e discussão de resultados. Redação de uma investigação qualitativa.