Bioinformática
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Demostração de capacidade para reconhecer as potencialidades da bioinformática no domínio biomédico.
2. Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos à resolução de problemas complexos, incluindo: construçãode
Caracterização geral
Código
9512025
Créditos
3
Professor responsável
Ricardo Parreira
Horas
Semanais - 6
Totais - 39
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Claverie, J.-M., Notredame, C. (2007). Bioinformatics for Dummies. 2nd Edition. Wiley Publishing Group. • Lesk, A. (2008). Introduction to Bioinformatics. 3rd Edition. Oxford Press. • Salemi, M. Vandamme, A.-M. (ed). (2003). The Phylogenetic Handbook. Cambridge University Press. • Higgs, P.G. Attwood, T.K. (2005). Bioinformatics and Molecular Evolution. Blackwell Science, Ltd. • Gibson, D.G., Glass, J.I, Lartigue, C, et al. (2010). Creation of a bacterial cell controlled by a chemically synthesized genome. Science, 329 (5987): 52-56.
Método de ensino
A maioria das aulas tenha um cariz teórico-prático, e os conceitos teóricos serão lecionados recorrendo ao auxílio de metodologias expositivas (usando
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos será essencialmente baseada na apresentação (em grupo) de um relatório sob o formato de um artigo científico, sendo expectável que os alunos sejam capazes de comunicar as suas conclusões de forma clara, crítica e cientificamente correcta. A maioria das aulas tutoriais permitirá orientar os alunos na preparação da sua avaliação. Esta (escrita) incluirá dois componentes: análise de uma sequência nucleotídica e a reconstrução de filogenias baseadas na análise de alinhamentos de sequências nucleotídicas previamente fornecidas. A participação/interesse demonstrados na aula serão igualmente avaliados.
Conteúdo
I. Introdução à bioinformática. II. Pesquisa da literatura em bases de dados. III. Apresentação das bases de dados GenBank, EMBL, UniProtKB, SwissProt, PDB, InterPro e Pfam. IV. Formatos e anotação de sequências nucleotídicas. Conceito de homologia, homologiaposicional, e similaridade. V. Tipos de substituições nucleotídicas. Alinhamentos de sequências nucleotídicas ou de aminoácidos e suas aplicações: global vs local, de pares vs alinhamento múltiplo. VI. Construção de alinhamentos múltiplos de sequências: algoritmos progressivos (Clustal) e iterativos (MAFFT, Muscle). Árvores filogenéticas, modelos evolutivos e distâncias genéticas corrigidas. VII. Reconstrução de filogenias: junção de vizinhos vs máxima verosimilhança. VIII. Robustez da topologia de uma árvore. IX. Análise de mosaicos. X. Composição (G+C), estrutura de moléculas de RNA e proteínas, mapeamento físico de DNA, pesquisa de genes. XI. Utilização de diversas ferramentas tendo em vista a identificação, caracterização, análise da possível função de proteínas.