Determinantes em Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Definir determinantes de saúde.
2. Compreender a relação bio-psico-social no processo saúde-doença.
3. Conhecer o efeito dos fatores socio-estruturais e intermediários, das redes sociais e comunitárias e das condições macro socio-económicas, culturais e ambientais gerais nos estados de saúde das populações.
4. Compreender a relação dos Sistemas de saúde e com o nível de saúde das populações.
5. Descrever características específicas do ambiente biofísico e psicossocial relevantes com efeito sobre a saúde do indivíduo e das comunidades (água, saneamento, habitação, nutrição).

Caracterização geral

Código

9533038

Créditos

4

Professor responsável

Cláudia Conceição

Horas

Semanais - 8

Totais - 36

Idioma de ensino

Inglês e Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Göran Dahlgren and Margaret Whitehead. Policies and strategies to promote social equity in health. Background document to WHO – Strategy paper for Europe.https://core.ac.uk/download/pdf/6472456.pdf
• WHO, The determinants of health http://www.who.int/hia/evidence/doh/en/
• Water Sanitation and Hygiene 2015–2020. A Global Strategy for accelerating and sustaining progress on Neglected Tropical Diseases.http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/182735/1/WHO_FWC_WSH_15.12_eng.pdf
• Nolte E, McKee M. Does healthcare save lives? Avoidable mortality revisited. London: The Nuffield Trust, 2004.
• Commission on Social Determinants of Health Final Report. Closing the gap in a generation: Health equity through action on the social determinants of health. Geneva: WHO, 2008.

Método de ensino

Aulas de natureza teórica e teórico-prática com debate, nas quais os conceitos básicos a lecionar, serão transmitidos com o apoio audiovisual. Interpretação de problemas e de informação tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas teóricas e teórico-práticas. Orientação tutorial para apresentação de trabalhos de grupo.

Método de avaliação

Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em dois parâmetros: avaliação de apresentações em seminário e de um exame escrito.

Conteúdo

I. Conceitos e termos técnicos. Interação entre o social e o biológico na produção de doença.
II. Determinantes socio-estruturais e intermediários da saúde: biológicos (idade, género, fatores genéticos), sociais e económicos (pobreza, emprego, exclusão social, posição socio-económica), fatores ambientais (ambiente social, habitat, qualidade do ar e da água), estilos de vida (alimentação, atividade física, comportamentos aditivos, comportamento sexual), acesso a serviços (educação, saúde, serviços sociais, transportes, lazer).
III. Sistema de saúde: conceito e relação com o nível de saúde das populações.
IV. Saúde nas proto-cidades e em populações deslocadas.
V. Água: características de qualidade; riscos para a saúde; tratamento da água. Doenças transmitidas a partir dos escreta; tratamento de águas residuais. Acesso a IGNOREes de água melhoradas e saneamento básico.
VI. Alimentos: insalubridade de produtos alimentares, agentes contaminantes e saneamento dos alimentos, nutrição e saúde.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: