Web Analytics

Objetivos

Hoje a informação circula em diferentes canais, suportada em diferentes dispositivos e disponibilizada em diferentes formatos e aplicações. A geração de dados é constante e descentralizada. O objectivo desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a percepção de como a área analítica é vital para lidar que os novos desafios que a sociedade digital coloca, seja o volume de dados, a sua diversidade e complexidade. Também serão analisados os riscos e as mais valias que organizações e sociedade terão ao enfrentar este novo paradigma.

Caracterização geral

Código

100103

Créditos

4.0

Professor responsável

Teodora Szabo-Douat

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nao tem

Bibliografia

Kaushik, A., (2007), Web Analytics: An Hour a Day, Sybex.; Clifton, B., (2008), Advanced Web Metrics with Google Analytics, Sybex.; 0; 0; 0

Método de ensino

Aulas teórico práticas que consistem na apresentação teórica da matéria sempre acompanhada pela apresentação de casos práticos;
Apresentação e discussão de temas relacionados com a matéria por parte dos alunos

Método de avaliação

Um teste final (25%); Dois trabalhos de grupo (75%)

Conteúdo

  • A sociedade digital como uma plataforma de troca de informação global
  • Entender o papel da sociedade digital nos dias de hoje
  • Perceber como a área analítica pode trazer valor para as organizações no seio da sociedade digital
  • Perceber que tipos e IGNOREes de dados estão disponíveis
  • Quais as análises que podem ser aplicadas
  • Como se pode avaliar o sucesso de uma estratégia analítica aplicada a sociedade digital
  • Análise de casos práticos de aplicação de estratégias analíticas a dados de diferentes industrias
  • Tópicos avançados: IoT e cidades inteligentes