Web Analytics
Objetivos
Hoje a informação circula em diferentes canais, suportada em diferentes dispositivos e disponibilizada em diferentes formatos e aplicações. A geração de dados é constante e descentralizada. O objectivo desta unidade curricular é desenvolver nos alunos a percepção de como a área analítica é vital para lidar que os novos desafios que a sociedade digital coloca, seja o volume de dados, a sua diversidade e complexidade. Também serão analisados os riscos e as mais valias que organizações e sociedade terão ao enfrentar este novo paradigma.
Caracterização geral
Código
100103
Créditos
4.0
Professor responsável
Teodora Szabo-Douat
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nao tem
Bibliografia
Kaushik, A., (2007), Web Analytics: An Hour a Day, Sybex.; Clifton, B., (2008), Advanced Web Metrics with Google Analytics, Sybex.; 0; 0; 0
Método de ensino
Aulas teórico práticas que consistem na apresentação teórica da matéria sempre acompanhada pela apresentação de casos práticos;
Apresentação e discussão de temas relacionados com a matéria por parte dos alunos
Método de avaliação
Um teste final (25%); Dois trabalhos de grupo (75%)
Conteúdo
- A sociedade digital como uma plataforma de troca de informação global
- Entender o papel da sociedade digital nos dias de hoje
- Perceber como a área analítica pode trazer valor para as organizações no seio da sociedade digital
- Perceber que tipos e IGNOREes de dados estão disponíveis
- Quais as análises que podem ser aplicadas
- Como se pode avaliar o sucesso de uma estratégia analítica aplicada a sociedade digital
- Análise de casos práticos de aplicação de estratégias analíticas a dados de diferentes industrias
- Tópicos avançados: IoT e cidades inteligentes
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: