Gestão de Projetos de Informação II

Objetivos

Complementar o conhecimento das práticas de gestão de projetos, adquirido no trimestre anterior, com a utilização de software de gestão de projetos para o planeamento do cronograma, dos recursos e dos custos e para o controlo do projeto.

Abordar o governo da gestão de projetos, a gestão de programas e portefólios e as funções do gabinete de gestão de projetos.

Caracterização geral

Código

200217

Créditos

3.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  • Frequência com aproveitamento da unidade curricular de Gestão de Projetos de Informação (7 semanas), ou
  • Frequência com aproveitamento da unidade curricular de Gestão de Projetos de Sistemas de Informação da Licenciatura, ou
  • Equivalência à cadeira de Gestão de Projeto de Sistemas de Informação, lecionada noutra Escola e reconhecida pela NOVA IMS.

Bibliografia

Carvalho, Nuno Ponces & Bernardo, Maria do Rosário (2020). Gestão de Projetos - As práticas no contexto organizacional. 1ª edição, Edições Sílabo, Lisboa.

NP 4519:2019 Gestão de projectos. Vocabulário

NP 4535:2017 Requisitos para a gestão de projectos

ISO 21502: 2020 Guidance on Project, programme and portfolio management - Guidance on Project Management

ISO 21503: 2017 Guidance on Project, programme and portfolio management - Guidance on Programme Management

ISO 21503: 2015 Guidance on Project, programme and portfolio management - Guidance on Portfolio Management

ISO 21505: 2017 Guidance on Project, programme and portfolio management - Guidance on Governance

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas, complementadas por três entregas de trabalhos práticos. As aulas teóricas incluem a apresentação e discussão dos conceitos de planeamento e controlo de projectos; governo da gestão de projectos; gestão de programas; gestão de portefólios e gabinetes de gestão de projectos.

Os trabalhos práticos destinam-se à elaboração dum plano de projecto simplificado, baseado num caso de estudo apresentado aos Alunos e na simulação do controlo do projecto, incluindo a elaboração da documentação de reporte. Está ainda previsto um trabalho final, com temas sorteados pelos grupos, constituído por uma síntese das matérias de governo da gestão de projectos, gestão de programas, gestão de portefólios ou gabinetes de gestão de projectos. Os Alunos recebem posteriormente o feedback das duas primeiras entregas com a finalidade de melhorar a qualidade da entrega final. O feedback da última entrega é publicado no Moodle.

Método de avaliação

Avaliação:

Exame escrito (NE): Com nota mínima de 9,5

Se NE > 9,5 , NF = NE

Nota prática (NP)=Ex2*0,3+Ex3*0,7

Nota final (NF)= (0,6* NE + 0,4 * NP)

Por força dos constrangimentos actuais, na avaliação dos Recursos é adoptado o seguinte critério:

Recursos para melhoria de nota: conta a nota do exame e a nota da prática, tal como estava definido

 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 7 unidades de aprendizagem (UA):

UA1. Revisão dos conceitos base de gestão de projectos e aplicação a um caso de estudo (caso de negócio)

UA2. Utilização das funcionalidades do Microsoft Project no planeamento do cronograma, recursos e custos

UA3. Simulação do controlo de projectos

    Relatórios de progresso, situação e encerramento

   Gestão de alterações e de problemas

UA4. Governo da gestão de projectos

UA5. Implementação das estratégias organizacionais e gestão de programas

UA6. Gestão de portefólios de projectos e programas

UA7. Gabinetes de projecto (PSO/PMO)

    Funções e serviços

    Benefícios organizacionais