Metodologias de Investigação
Objetivos
Preparar os alunos para a concretização das diferentes etapas de realização de um trabalho de investigação, ou de projecto, e que incluem o desenho e planeamento da proposta de trabalho, da implementação do projecto, a definição dos objectivos e métodos e a elaboração de relatório final (dissertação, tese, relatório projecto ou de estágio. Proporcionar, aos estudantes, uma oportunidade para: 1) Integrarem os conhecimentos adquiridos, de uma forma coerente; 2) Exercitarem e expandirem as suas capacidade para:a) o estudo independente e reflexivo; b) a utilização da literatura com vista a desenvolver e justificar os seus argumentos, através da análise crítica de informação proveniente de diversas IGNOREes; c) a discussão de resultados e a elaboração de conclusões fundamentadas na literatura e na informação recolhida, com formulação de novos conceitos e propostas para trabalho futuro;d) a comunicação e apresentação de resultados, através de uma redacção apropriada, resultando num relatório final adequadamente estruturado; e) a elaboração de referências e de citações bibliográficas; f) a autogestão - i.e. capacidade de elaborar um plano, estabelecer metas e planos de contingência, controlar o progresso face ao plano estabelecido.
Caracterização geral
Código
200086
Créditos
7.5
Professor responsável
Jorge Manuel Carrola Rodrigues
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
BRYMAN, A. (2012). Social Research Methods. 4rd ed. Oxford University Press Inc.;
OATES, B. J. (2006). Researching Information Systems and Computing. London: Sage Publications;
RECKER, J. (2013). Scientific Research in Information Systems: A Beginner's Guide. Progress in IS, Springer;
SAUNDERS, M.; A. Thornhill e P. Lewis (2012). Research Methods for Business Students. 6th Ed. Prentice-Hall;
CATER-STEEL, A. e L. Al-Hakim (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global Snippet
Método de ensino
The course will be divided in two parts: Lectures and tutorials The first part will consist of 7 lectures, which will be held until the 24th of October. On this first part of the course, in addition to the recommended readings and introduction to the themes in the classroom, the students will develop a proposal for their final master works. Structured discussions and sharing of experiences will be encouraged. In the second part of the course, students will be divided in smaller tutorial groups according to their proposed topics. Participants will faced with the need to address the issues that systematically arise during the preparation of a master final work, which include choosing a theme, identifying a problem to study, clarification of objectives, formulation of hypotheses, model building, application of quantitative, qualitative and mixed data collection and reporting of results and conclusions. The goal of the tutorials is for students to share with their peers the development of the master work and to get more personalized feedback on their dissertations. For each group seven tutorials will be held, starting on the 14th of November week. Timetables will be defined for each group by the tutor. |
Método de avaliação
Course assessment will be divided also in two parts, each of which accounting for 50% of the grade. Assessment of the 1st part is based on the proposals for research, project work or internship report:
Assessment of the 2nd part is based on at least two individual presentations about the master´s work.
|
Conteúdo
1. Introdução ao trabalho de investigação. c) Questões de investigação, objectivos gerais e específicos 3. A revisão crítica da literatura |
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing