Gestão do Conhecimento
Objetivos
Por favor ver a versão inglesa
Caracterização geral
Código
200071
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não existem.
Bibliografia
Marquardt, Michael J. (2011). Building the Learning Organization: Achieving Strategic Advantage through a Commitment to Learning, 3rd Edition. Nicholas Brealey Publishing.; Kilduff, M. & Tsai, W. (2003). Social networks and organizations. London: Sage. ; Malone, Thomas W. (2004). The Future of Work. Harvard Business School Press.; McAfee, Andrew (2009). Enterprise 2.0: New Collaborative Tools for Your Organization's Toughest Challenges. Harvard Business School Press.; Keyes, Jessica (2012). Enterprise 2.0: Social Netw
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (laboratório informática).
Método de avaliação
Cálculo nota final com base em três trabalhos e um exame final, na 1ª Época
a) 60% Trabalhos (2 trabalhos 10% cada e o projeto SNA 40%)
b) 40% Exame Final
Cálculo nota final com base no projeto de SNA e um exame final, na 2ª Época
a) 40% Trabalho (projecto SNA)
b) 60% Exame Final
Conteúdo
- Apresentação do curso, Questionário Avaliação e Contexto Gestão do Conhecimento
- Fundamentos da Gestão do Conhecimento
- Modelos de Trabalho baseado no conhecimento: processos, objectivos e contextos
- Gestão da Mudança Organizacional para programas de gestão do conhecimento
- Desing Thinking e Inovação
- Introdução às Redes de Conhecimento e à Análise de redes sociais (SNA)
- Análise de Redes Sociais (Laboratório)
- Inteligência Coletiva
- A empresa baseada no conhecimento
- Seminários com Convidados
- Apresentações Trabalhos SNA e Resumo Teórico da U.C.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais