Liderança e Gestão de Pessoas
Objetivos
- Compreender a importância da Motivação e da Comunicação, ao nível individual e na dinâmica da organização.
- Identificar o papel da Inteligência Emocional, como resultado do autoconhecimento, na Liderança. A missão e o papel das emoções, e a literacia emocional;
- Compreender o que é ser Líder e o que significa Liderança e, seus propósitos;
- Analisar, a importância da ética e dos valores (pessoais e organizacionais), como atributos da Liderança;
- Compreender a importância do Coaching, e as vantagens da sua utilização e contexto pessoal e organizacional, como instrumento no plano do desenvolvimento;
- Aprender a compreender a importância do(s) contexto(s) nas suas diversas dimensões (cultural, organizacional, naciopnal,entre outras) no exercicio da liderança:
Caracterização geral
Código
400023
Créditos
7.5
Professor responsável
Gustavo Coimbrão Higgs Madeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Bernard M. Bass and Ronald E. Riggio - Second Edition - Transformational Leadership – Psychology Press ; Jo Owen – How to Lead - 3ª Edição 2011; Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha – (2007) A Essência da Liderança. Mudança X Resultados X Integridade, RH Editora; John C. Maxwell – 1ª edição em Português (2012) – As 17 Qualidades do Trabalho em Equipa. Edições Associação Editorial Nexo Literário; Daniel Golman, R.Boayatzis e Annie Mckee – (2002) Os novos Lideres: a Inteligência emocional nas Organizações. Edições Gradiva Mario Alonso Puig – (2011 Março) – REINVENTAR-SE A sua Oportunidade. A esfera dos Livros, Editora. Edgar H. Schein – HELPING – How to Offer, Give and Receive Help Geert Hofstede – (1991) Culturas Organizacionais. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo Geert Hofstede, Gert Jan Hofested, Michael Minkov (2010) – Cultures and Organizations, Software of the Mind. Michael Minkov – (2011) – Cultural Diferences in a Globaling World (Emerald)
Método de ensino
A metodologia a adoptar será tendencialmente prática, através de métodos activos (estudo de caso, exercícios práticos e debate) com exploração da experiência e expectativas dos alunos, prevendo-se também breves momentos de exposição oral, para introdução e consolidação da informação.
Método de avaliação
A avaliação individual e qualitativa dos participantes, quanto à evolução percepcionada ao nível dos conteúdos programáticos e participação nas sessões seguirá os seguintes critérios:
- Alunos que faltem a mais de 4 aulas (sem justificação escrita) o exame final (1ª época) será validado a 100% como nota final.
- Alunos que faltem a um, dos dois testes, a nota final será afectada em menos 15% de ponderação. (1 Teste + Exame).
- Alunos que não realizarem os dois testes, o exame final será validado a 100% como nota final. (0% Testes + 100%Exame)
- Exame final (1ª época) 50%: Percentagem a aplicar, caso sejam respeitados os critérios acima apontados.
- Exame final (1ª época) 100%: Percentagem a aplicar nos casos em que não tiveram sido cumpridos os critérios acima referidos, e/ou alunos inscritos na cadeira que não estiveram presentes ao longo do semestre.
- Exame final 2ª época (100%): Percentagem a aplicar para todos os alunos que desejem melhoria de nota, ou que por qualquer motivo não tenham podido realizar exame da 1ª época.
Conteúdo
MOTIVAÇÃO
O que é a motivação
Teorias da motivação
Clima Organizacional
COMUNICAÇÂO
O que é a comunicação
A importancia da comunicação no contexto organizacional
Saber ouvir para liderar e a importancia da escuta activa
INTELIGENCIA EMOCIONAL (IE)
Conceito de IE e outro tipo de intelçigências
Quociente de inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE)
Conhecer-se a si próprio. As 5 componentes da IE
Como desenvolver a IE?
Emoções e controlo emocional
LIDERANÇA
Líder e Liderança
Teorias e estilos de Liderança
A importância de de algumas competencias em Liderança
A liderança e gestão de equipas
A importancia do contexto em Liderança
COACHING
O que é o coaching e quais os seus objecvtivos?
Tipos de coaching e seus intevenientes (Coachee e Coach)
Beneficioas do coaching
CULTURA ORAGANIZACIONAL
Culturas organizacionais (Edgar Schein)
Compreender e interpretar a cultura
Gestão de RH vs. Cultura organizacional
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais