Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação dirige-se a profissionais com funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação (SI), nomeadamente na coordenação e desenvolvimento de projetos de SI, auditoria informática, controlo de qualidade e gestão estratégica dos SI.

Este curso confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

A especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação promove a reflexão estratégica sobre o papel da gestão do conhecimento e dos sistemas de informação na criação de valor acrescentado e vantagens competitivas num ambiente concorrencial cada vez mais exigente.

Dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários deste curso.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento e sistemas de informação;

- Analisar os contextos organizacionais e a sua importância para o estabelecimento de metodologias inovadoras baseadas nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;  

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação no contexto das organizações;

- Utilizar a informação enquanto activo fundamental da organização e da sua utilização para a redução dos níveis de incerteza associados à decisão;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação das organizações.

Candidaturas - 4ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final,de 27 de julho a 17 de agosto de 2021.. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

4954

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Miguel de Castro Neto

Data de abertura

setembro 2021

Número máximo de admissões

Propinas

4.100€

Horários

Pós-laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

p>Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 41,5 em unidades curriculares obrigatórias, e os restantes 18,5 em unidades curriculares optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2021); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 3.5
200191 Análise de Séries Temporais 0.0
200185 Análise Estatística 7.5
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200261 Cidades Inteligentes e Sustentáveis 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200088 Métodos de Previsão 3.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 6.0
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200014 Business Process Management 3.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200194 Transformação Digital 3.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200217 Gestão de Projetos de Informação II 3.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200194 Transformação Digital 3.5