Direção de Sistemas de Informação
Objetivos
Desenvolver gestores de Sistemas de informação / CIOs com elevados conhecimentos de múltiplos temas associados às unidades organizacionais de IT
Conceber planos de Unidades de Sistemas de Informação, baseados numa visão de medio/longo termo
Alavancar a capacidade de se relacionar com multiplas entidades (internas e externas à organização), que se identifiquem como estratégicas face ao valor que representam para a organização
Caracterização geral
Código
400020
Créditos
3.5
Professor responsável
João Miguel Martins Moradias
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Esta unidade é indicada para profissionais que desejem desenvolver as suas competências, atuando como Chief Information Officer, assumindo a liderança executiva da função de Sistemas de Informação na organização. Foi desenhada para profissionais atualmente com esta função, mas igualmente para posições hierárquicas que desejem atingir esta responsabilidade no futuro, de acordo com a sua experiência e conhecimento desenvolvido.
Bibliografia
The CIO Edge: Seven Leadership Skills You Need to Drive Results - Graham Waller/Karen Rubenstrunk/George Hallenbeck; The Chief Information Officer's Body of Knowledge: People, Process, and Technology - Dean Lane; The CIO Paradox: Battling the Contradictions of IT Leadership - Martha Eller; The CIO Playbook: Strategies and Best Practices for IT Leaders to Deliver Value - Nicholas R. Colisto; Straight to the Top: Becoming a World-Class CIO - Gregory S. Smith
Método de ensino
A unidade será lecionada através de sessões teóricas e teórico-praticas, sendo acompanhada por um conjunto de trabalho individuais e de grupos. Será acompanhada por alguns convidados que participaram em alguns seminários, apresentando os seus casos reais.
Método de avaliação
Compilação de plano estratégico (grupo) documento escrito & apresentação (40%)
Exame individual (30%)
Dissertação individual sobre Artigos (15%)
Contributo nas sessões temáticas (15%)
Conteúdo
Sessões temáticas com análise de casos reais
Seminários com convidados
Colaboração de empresas nacionais
Compilação de Plano Estratégico
Análise de artigos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais