Amostragem e Estimação

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre métodos de sondagem, sendo dado particular destaque para a amostragem probabilística.
São abordados os principais desenhos amostrais: sondagem aleatória simples, sondagem estratificada, sondagem por conglomerados e sondagem em duas etapas.
São abordados os processos de selecção com probabilidades iguais e desiguais, com particular destaque para a selecção com probabilidades proporcionais à dimensão.
É igualmente efectuada uma introdução à estimação de rácios e estimação em domínios bem como ao uso de informação auxiliar. Com este curso os alunos deverão ser capazes de desenhar uma amostra adequada a um qualquer problema de recolha de dados, dimensionar a amostra, escolher estimadores adequados e produzir medidas de precisão da estimação.
Através de um trabalho de investigação os alunos deverão ainda aprofundar os seus conhecimentos sobre as metodologias de sondagem.

Caracterização geral

Código

400015

Créditos

6.0

Professor responsável

José António de Almeida Pinheiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de estatística (recomendado)

Bibliografia

Barnet, V. (2002). Sample Survey - Principles & Methods. London, Arnold; Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.; Dussaix, A.-M. and J.-M. Grosbras (1992). Exercices de Sondages. Paris, Economica.; Grosbras, J.-M. (1987). Methodes Statistiques des Sondages. Paris, Economica.; Särndal, C.-E., B. Swensson. J. Wretman (1992). Mo

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

Teste intermédio. Exame final. Participação nas aulas.

Conteúdo

  1. Introdução às sondagens
  2. Sondagem aleatória simples
  3. Sondagem aleatória estratificada
  4. Pós-estratificação
  5. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas
  6. Estimação de rácios e estudo de subpopulações
  7. Utilização de informação auxiliar