Business Intelligence

Objectivos

O principal objetivo do curso de Business Intelligence é dar aos alunos os conhecimentos e competências relacionados com as capacidades de apoio à decisão fornecidas pelos processos de Business Intelligence e os Data Warehouses de suporte, incluindo as metodologias de desenvolvimento e as tecnologias de informação hoje disponíveis na área de Business Analytics e Business Performance Management.

Caracterização geral

Código

400131

Créditos

6.0

Professor responsável

Miguel de Castro Simões Ferreira Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimento básicos de Bases de Dados (SQL) - No ínicio do semestre é oferecido um SQL Crash Course dirigido aos alunos que não têm conhecimentos prévios.

Bibliografia

§Sharda, Delen & Turban (2017). Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Approach, Global Edition, ISBN: 9780134633282 

§Larson, Brian (2017). Delivering Business Intelligence with Microsoft SQL Server 2016. Mc Graw Hill, ISBN: 978-1-25-964148-0

§Ferrari & Russo (2016). Introducing Microsoft Power BI, Microsoft Press
https://www.microsoftpressstore.com/store/introducing-microsoft-power-bi-9781509302284  

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e práticas laboratoriais, recorrendo a casos de estudo e exercícios, quando tal se justificar. Na vertente prática da disciplina irão serem realizados um conjunto de aulas de laboratório informático onde serão colocados em prática os conceitos abordados nas sessões teóricas com o recurso às tecnologias de suporte à Business Intelligence da Microsoft (Microsoft Power BI). No âmbito da unidade curricular os alunos terão de desenvolver um projeto.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos inclui: a) Projecto (50%) b) Exame final (50%) Para concluir a disciplina com sucesso os alunos terão de obter uma nota mínima de 9,5 no exame final, independentemente das notas obtidas em a) ou b)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em oitoUnidades de Aprendizagem (UA):

UA1: Transformação Digital e Organizações Data-Driven

UA2: Business Intelligence

UA3: Data Warehousing

UA4:  Business Analytics

UA5:  Data, Text and Web Mining

UA6: Business Performance Management

UA7: Information Visualization

UA8: Data Governance