Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança

Objetivos educativos

Numa sociedade em que os estudos de segurança e defesa se alargam a novas dimensões sociais e económicas em contextos internacionais complexos, esta pós-graduação debruça-se sobre os instrumentos de análise e as metodologias necessárias para avaliar, gerir e tomar decisões neste domínio.

A pós-graduação em Gestão de Informações e Segurança vem assim responder aos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa e pelos desafios da globalização que configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e das informações devem ser equacionados.

Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas das informações e segurança, em particular, elementos das forças e serviços de segurança, militares, gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão e competitive intelligence, técnicos de ONG’s, outros técnicos da administração pública com responsabilidade ao nível da gestão de informação.

Este curso tem como objetivos principais:

- Obtenção de capacidades de compreensão sobre as diversas fases do ciclo de produção de Informações;

- Compreensão, análise e investigação do(s) processo(s) de Globalização;

- Promoção de conhecimento de inteligência e recolha de informações e técnicas de análise de dados;

- Promoção de capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de gestão do conhecimento, Inteligência Competitiva e de Negócio; 

- Compreensão do papel da inteligência estratégica no apoio à tomada de decisão.  

 Candidaturas - 2ª fase early bird
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 15 de junho a 15 de julho de 2021. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

4964

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Data de abertura

fevereiro 2022

Número de vagas

Propinas

4.100 €

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O plano de estudos deste curso é composto por 8 unidades curriculares obrigatórias, num total de 60 ECTS.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até janeiro de 2022); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.