Inteligência Económica e Competitiva
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é compreender o que é Inteligência Competitiva, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e a sua utilização para uma maior eficiência global. Os alunos devem ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias para entender o comportamento-chave de um determinado concorrente no mercado. Essa integração proporcionará uma dedução do desempenho de um determinado concorrente com base no Cenário Competitivo, ou na direção oposta, pois suas Comunicações de Marketing podem ser utilizadas para inferir a estratégia do concorrente. Será compartilhada com os alunos uma perspectiva global do quê, quando, como e por que usar essas ferramentas, por si só ou de forma integrada. O objetivo final é criar condições para que os alunos tenham um impacto positivo na tomada de decisões estratégicas nas organizações às quais pertencem ou irão pertencer.
Caracterização geral
Código
400033
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Alexandre Abrantes Madureira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não tem precendência.
Devido a ser eminentemente práctica é requerida a comparência a todas as aulas.
Bibliografia
BASE
- PORTER, Michael E. (1980), "Competitive Strategy", Free Press, ISBN: 0-7432-6088-0.
- LAHNEMAN & ARCOS (2014), "The Art of Intelligence" Rowman & Littlefield, ISBN: 978-1-4422-2897-9
- BENYOUB, M. F. (2021). The Competitive Intelligence Playbook: How to Build, Manage, and Optimize a Competitive Intelligence Program. Library and Archives Canada.
ADDITIONAL
- NASSIM, Taleb (2007), "Black Swan", Random House, ISBN: 978-1400063512
- BURROWS, Mathew (2014) ?"The Future, Declassified" Palgrave Macmillan ISBN: 978-1-137-27955-2
- A.G. Lafley | MARTIN, Roger (2013), Harvard Business Review Press, "Playing to Win" ISBN: 978-1422187395
Método de ensino
Teoria seguido de práctica com caso real
Método de avaliação
50% Avaliação Contínua (assiduidade + participação + qualidade da participação) + 50% Trabalho Final
Conteúdo
- Definições - Intelligence, Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing
- Planeamento
- Recolha - Fontes Primária e Secundárias
- Estruturação de informação
- Análise - Intelligence Funnel (R)
- Suporte à decisão - Business WarGaming, Scenario Planning
- Disseminação e Comunicação de Intelligence
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: