Estatística

Objetivos

Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos a metodologias de inferência estatística paramétrica e não paramétrica. O conteúdo programático da unidade curricular compreende instrumentos de inferência estatística como as estatísticas, os estimadores e as distribuições de amostragem, a estimação pontual e por intervalos e os testes de hipóteses. São igualmente tratados alguns aspectos de distribuições assintóticas. Os alunos devem ficar a conhecer os estimadores pontuais e as suas propriedades, construir intervalos de confiança e realizar testes de hipóteses relativamente a vários parâmetros populacionais como o valor médio, a variância, a diferença de valores médios, o quociente de variâncias, a proporção, a diferença entre proporções e o coeficiente de correlação. Além disso, é introduzida a análise de variância e são apresentados alguns testes estatísticos de natureza não paramétrica. Relativamente a cada procedimento, os alunos deverão ficar a saber claramente as suas condições de aplicabilidade.
 

Caracterização geral

Código

200046

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica.
 

Bibliografia

  • Afonso, A., Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.;
  • Conover, W. J. (1999). Practical nonparametric statistics. 3rd ed., Wiley.;
  • Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2001). Probability and statistical inference, 6th Edition, Prentice Hall.;
  • Newbold, P. (1995). Statistics for business and economics. 4th Edition, New Jersey: Prentice Hall International.;
  • Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística, McGraw Hill.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
 
 

Método de avaliação

1ª época: projeto (40%) e exame final (60%).
2ª época: exame final (100%)
 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1. Distribuições amostrais
- Conceitos de inferência estatística
- Definições e notação
- Introdução às distribuições amostrais
- Estatísticas amostrais
- Distribuição da média amostral

  • Teorema do Limite Central

- Distribuição da diferença de médias amostrais

  • Amostras emparelhadas

- Distribuição da variância amostral
- Distribuição do quociente de variâncias amostrais
- Distribuição da proporção amostral
- Distribuição da diferença de proporções amostrais

UA2. Estimação pontual
- Notação e conceitos
- Método de estimação da máxima verosimilhança
- Propriedades dos estimadores

UA3. Estimação por intervalos
- Intervalos de confiança para o valor médio
- Intervalos de confiança para a diferença de valores médios

  • Amostras emparelhadas

- Intervalos de confiança para a variância
- Intervalos de confiança para o quociente de variâncias
- Intervalos de confiança para a proporção
- Intervalos de confiança para a diferença de proporções

UA4. Testes de hipóteses
- Notação e metodologia
- Testes de hipótese para o valor médio

  • Amostras emparelhadas

- Testes de hipótese para a diferença de valores médios
- Testes de hipótese para a variância
- Testes de hipótese para o quociente de variâncias
- Testes de hipótese para a proporção
- Testes de hipótese para a diferença de proporções
- Coeficiente de correlação

UA5. Análise de variância (ANOVA)
- Modelo de análise de variância a um factor com efeitos fixos
- Testes de comparação múltipla

UA6. Testes não paramétricos
- Testes de ajustamento
- Comparação de duas populações com amostras independentes
- Comparação de duas populações com amostras emparelhadas
- Comparação de mais de duas populações

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: