Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos

Objetivos

1 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise fatorial
2 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de clusters
3 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de escalonamento multidimensional
4 Aplicar testes de hipóteses para médias, totais, proporções
5 Aplicar testes de hipóteses para diferenças de proporções, médias e totais
6 Aplicar testes de associação e testes ao ajustamento de duas amostras 
7 Desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de correspondências 

Caracterização geral

Código

200092

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Recomendados: Estatística

Bibliografia

Iacobucci, D. (2012). Marketing Models ¿ Multivariate Statistics and Marketing Analytics. International Edition, South-Western, Cengage Learning; Feinberg, F., Kinnear, T. and Taylor, J. (2008). Modern Marketing Research ¿ Concepts, Methods and Cases. Second Edition, International Edition, South-Western, Cengage Learning; Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W. (1995). Multivariate Data Analysis with readings. Prentice Hall; Sharma, S. (1996). Applied Multivariate Techniques. Wiley; Vilares, M. J.; Coelho, P. (2011). A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise. 2ª Edição, Escolar Editora

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).

Método de avaliação

Exame final (50%) + Projeto com discussão (50%)

Conteúdo

1 Introdução aos métodos quantitativos para marketing
2 Métodos univariados e bivariados
3 Métodos multivariados descritivos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: