Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos

Objetivos

1. Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão linear múltipla;
2. Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão para variáveis dependentes categóricas (logística/probit);
3. Desenvolver e interpretar os resultados de Conjoint analysis;
4. Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão em componentes principais;
5. Desenvolver e interpretar os resultados de modelos de equações estruturais.

Caracterização geral

Código

200093

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Recomendado: Métodos Quantitativos para o Marketing - Técnicas Descritivas

Bibliografia

Hair, J. F., Tatham, R. L., Anderson, R. E., & Black, W. (2010). Multivariate data analysis. Seventh edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.; Hair, J. F., Hult G.T., Ringle C.M., & Sartedt M. (2014) A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM).; Long J. S. (1997). Regression Models for Categirical and limited Dependemt Variables: Sage Publications.; Sharma, S., (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons.; Vilares, J. M. & Coelho P. S. (2005) Satisfação e Lealdade do Cliente: Metodologias de avaliação, Gestão e Análise. Lisboa: Escolar Editora.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).

Método de avaliação

Exame final (50%) + Projeto com discussão (50%)

Conteúdo

1. Modelos de regressão linear múltipla;
2. Modelos de regressão para variáveis dependentes categóricas (logística/probit);
3. Conjoint analysis;
4. Modelos de regressão em componentes principais;
5. Modelos de equações estruturais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: