Business Analytics in Tourism

Objectivos

O principal objetivo do curso de Business Analytics em Turismo é dar aos alunos o conhecimento e competências relacionadas com capacidades de apoio à decisão fornecidas pelos processos de Business Intelligence e apoiando data warehouses, incluindo as metodologias de desenvolvimento de Business Intelligence e os dias de hoje tecnologias de informação disponíveis no domínio da Análise de Negócios, Visualização de Dados e Dashboarding, incluindo as capacidades dos Sistemas de Informação Geográfica.

Caracterização geral

Código

400111

Créditos

7.5

Professor responsável

Miguel de Castro Simões Ferreira Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nenhum.

Bibliografia

Sharda, Delen & Turban (2017). Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Approach, Global Edition, ISBN: 9780134633282

Larson, Brian (2017). Delivering Business Intelligence with Microsoft SQL Server 2016. Mc Graw Hill, ISBN: 978-1-25-964148-0

Ferrari & Russo (2016). Introducing Microsoft Power BI, Microsoft Press https://www.microsoftpressstore.com/store/introducing-microsoft-power-bi-9781509302284

Método de ensino

Este curso incluirá palestras e laboratórios. Nas palestras serão compostos por conceitos teóricos, estudos de caso e exemplos do mundo real. A componente aplicada do curso incluirá vários laboratórios de computadores onde os alunos irão aplicar os conceitos e teorias apresentados em palestras aproveitando a Plataforma de Inteligência Empresarial da Microsoft (Power BI). Neste contexto, os alunos terão de desenvolver um projeto.
 

Método de avaliação

A avaliação inclui:
a) Projeto (50%) 
b) Exame final (50%)
Para completar com sucesso o curso os alunos devem obter uma pontuação mínima de 9,5 no exame final (em qualquer uma das épocas de exame), independentemente das marcas obtidas em a) ou b).
 

Conteúdo

Os principais temas abordados nas palestras do curso são:
T.1 Transformação Digital, Data-Driven Organizations and Business Intelligence
T2. Data Warehousing
T.3 Business Analytics 
T.4 Text, Image and Web Mining
T5. Visualização de dados e Desenho de Dashboards
T.5 Governação de Dados

Os principais tópicos abordados no curso Laboratórios são
L.1 Storytelling com Dashboards (Microsoft Power BI) 

  • Laboratório 1.1 - Descoberta de Dados 
  • Laboratório 1.2 - Engenharia de Dados 
  • Laboratório 1.3 - Modelação de Dados 
  • Laboratório 1.4 - Visualização de Dados 
  • Laboratório 1.5 - Relatórios & Dashboards 
  • Laboratório 1.6 - Análise Avançada 
  • Laboratório 1.7 - Criação de uma solução de ponta a ponta

L.2 Sistemas de Informação Geográfica (ARC GIS) 

  • Laboratório 2.1 - Tecnologia Geoespacial como Chave para o Turismo 
  • Laboratório 2.2 - Poder de Mapeamento do Turismo 
  • Laboratório 2.3 - Como é que o SIG pode funcionar para o turismo