Gestão de Marca
Objetivos
Os objetivos desse curso são compreender as estratégias de gestão da marca, o conceito de brand equity e como construir e sustentar brand equity.
Caracterização geral
Código
200197
Créditos
3.5
Professor responsável
Teodora Szabo-Douat
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Livro obrigatório:
- Keller, Kevin Lane, and Vanitha Swaminathan. Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Global Edition, Pearson Education Limited, 2019. ProQuest Ebook Central
Leituras recomendadas:
- Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of marketing research, 34(3), 347-356.
- Aaker, J., Fournier, S., & Brasel, S. A. (2004). When good brands do bad. Journal of Consumer Research, 31(1), 1-16.
- Jiang, Y., Gorn, G. J., Galli, M., & Chattopadhyay, A. (2016). Does your company have the right logo? How and why circular-and angular-logo shapes influence brand attribute judgments. Journal of Consumer Research, 42(5), 709-726.
- Monga, A. B., & John, D. R. (2007). Cultural differences in brand extension evaluation: The influence of analytic versus holistic thinking. Journal of Consumer Research, 33(4), 529-536.
- Yorkston, E., & Menon, G. (2004). A sound idea: Phonetic effects of brand names on consumer judgments. Journal of Consumer Research, 31(1), 43-51.
- Yorkston, E. A., Nunes, J. C., & Matta, S. (2010). The malleable brand: The role of implicit theories in evaluating brand extensions. Journal of Marketing, 74(1), 80-93.
Método de ensino
- Palestras
- Projeto de grupo - Tesla brand extension
- Trabalhos em grupo em sala de aula (/ Zoom breakout rooms)
- Discussões do fórum no Moodle
- Quiz
Método de avaliação
Tesla projeto de grupo | 40% |
Exame | 40% |
Discussões de forum (2) | 10% |
Presença e participação | 10% |
Conteúdo
Session |
Tópico |
Capítulo em Keller & Swaminathan |
Session 1 - 2 de novembro |
Introdução à gestão de marca |
Capítulo 1 |
Session 2 - 9 de novembro |
Brand equity e posicionamento |
Capítulos 2 & 3 |
Session 3 - 16 de novembro |
Planear e implementar de programas de marketing de marca |
Capítulos 4 & 5 & 6 |
Session 4 - 23 de novembro |
Medir e interpretar o desempenho da marca |
Capítulos 9 & 10 & 11 |
Session 5 - 30 de novembro |
Aumentar brand equity |
Capítulos 12 & 13 |
Session 6 - 7 de dezembro |
Sustentar brand equity |
Capítulos 14 & 15 |
Session 7 - 14 de dezembro |
Apresentações dos projetos de grupo |
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais