Gestão de Marca

Objetivos

Os objetivos desse curso são compreender as estratégias de gestão da marca, o conceito de brand equity e como construir e sustentar brand equity.

Caracterização geral

Código

200197

Créditos

3.5

Professor responsável

Teodora Szabo-Douat

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

Livro obrigatório:

  • Keller, Kevin Lane, and Vanitha Swaminathan. Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Global Edition, Pearson Education Limited, 2019. ProQuest Ebook Central

 

Leituras recomendadas:

  • Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of marketing research34(3), 347-356.
  • Aaker, J., Fournier, S., & Brasel, S. A. (2004). When good brands do bad. Journal of Consumer Research31(1), 1-16.
  • Jiang, Y., Gorn, G. J., Galli, M., & Chattopadhyay, A. (2016). Does your company have the right logo? How and why circular-and angular-logo shapes influence brand attribute judgments. Journal of Consumer Research42(5), 709-726.
  • Monga, A. B., & John, D. R. (2007). Cultural differences in brand extension evaluation: The influence of analytic versus holistic thinking. Journal of Consumer Research33(4), 529-536.
  • Yorkston, E., & Menon, G. (2004). A sound idea: Phonetic effects of brand names on consumer judgments. Journal of Consumer Research31(1), 43-51.
  • Yorkston, E. A., Nunes, J. C., & Matta, S. (2010). The malleable brand: The role of implicit theories in evaluating brand extensions. Journal of Marketing74(1), 80-93.

Método de ensino

  • Palestras
  • Projeto de grupo - Tesla brand extension
  • Trabalhos em grupo em sala de aula (/ Zoom breakout rooms)
  • Discussões do fórum no Moodle
  • Quiz

Método de avaliação

  

Tesla projeto de grupo 40%
Exame 40%
Discussões de forum (2) 10%
Presença e participação 10%

Conteúdo

Session

Tópico

Capítulo em Keller & Swaminathan

Session 1 - 2 de novembro

Introdução à gestão de marca

Capítulo 1

Session 2 - 9 de novembro

Brand equity e posicionamento

Capítulos 2 & 3

Session 3 - 16 de novembro

Planear e implementar de programas de marketing de marca

Capítulos 4 & 5 & 6

Session 4 - 23 de novembro

Medir e interpretar o desempenho da marca

Capítulos 9 & 10 & 11

Session 5 - 30 de novembro

Aumentar brand equity

Capítulos 12 & 13

Session 6 - 7 de dezembro

Sustentar brand equity

Capítulos 14 & 15

Session 7 - 14 de dezembro

Apresentações dos projetos de grupo

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: