Doutoramento em Gestão de Informação

Objetivos educativos

O Programa de Doutoramento em Gestão de Informação visa promover o conhecimento e a inovação no domínio da gestão de informação, em particular na investigação do seu impacto na criação de riqueza, na melhoria de desempenho das organizações e no desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas de apoio à decisão.

O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Gestão de Informação tem como objetivo geral a promoção de formação avançada através da investigação, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a formação de investigadores, professores do ensino superior e profissionais de elevada qualificação. A investigação realizada pode apresentar uma tendência mais teórica ou ser feita num contexto mais aplicado, permitindo a transferência de conhecimentos do meio académico para a sociedade. 

Este Programa de Doutoramento visa a aquisição avançada de conhecimentos de investigadores, docentes, técnicos e gestores altamente capacitados.

A atribuição do grau de Doutor pressupõe que o doutorando tenha adquirido:

  • Sólidos conhecimentos científicos no domínio da sua área de especialização;
  • Capacidade para conceber e desenvolver investigação autónoma, de acordo com os padrões de qualidade internacionais, e cujos resultados sejam publicáveis em revistas científicas internacionais;
  • Competências de comunicação da investigação realizada e dos resultados obtidos, com os seus pares (e com a comunidade académica em sentido mais lato);
  • Competências para gerar inovação, independentemente de vir a desenvolver uma atividade profissional no mundo académico, ou optar por se integrar no mundo empresarial ou em instituições de administração pública.

Candidaturas - 2ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae e de uma carta de intenções, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 7 de abril a 13 de maio de 2021. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

5582

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutoramento

Acesso a outros cursos

Coordenador

Data de abertura

Setembro 2021

Número de vagas

Propinas

3.000€ por ano

Horários

pós-laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A obtenção do diploma de Doutoramento em Gestão de Informação implica a conclusão da componente curricular, a que corresponde 40 ECTS, e a elaboração de uma tese de natureza científica, realizada durante o terceiro ano do curso, a que corresponde 140 ECTS.

Condições de acesso

Para ingressar no Programa de Doutoramento, o candidato deve satisfazer uma das seguintes condições

- Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal, ou, em alternativa, o grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades de crédito igual ou superior a 240, e neste caso possuir uma classificação final mínima de 16 valores nesse ciclo de estudo;

- Possuir o grau de licenciado e/ou ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA IMS como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 

Os candidatos devem ter ainda um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.

Regras de avaliação

Estrutura

Percursos

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
300003 Seminário de Investigação I 7.5
Opções
200163 Desenho Experimental 4.0
300032 Desenvolvimento de escalas 5.0
300031 Machine Learning 7.5
300028 Tópicos avançados em Ciência da Informação Geográfica 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
300004 Seminário de Investigação II 7.5
Opções
300029 Programação genética 7.5
300027 Teoria de Adoção e Impacto das Tecnologias 7.5
300033 Teste de teoria com modelos de equações estruturais 5.0
300035 Theory Development 5.0
300034 Tópicos Avançados em Análise Geoespacial 7.5
2º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
300005 Seminário de Investigação III 7.5
300007 Thesis 140.0
3º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
300006 Thesis 140.0