Seminário de Investigação I

Objetivos

O Seminário de Investigação I tem quatro objectivos centrais:

1. apresentar aos alunos a linhas de investigação existentes no ISEGI, por forma a que possam perspectivar o seu próprio trabalho de investigação, no contexto das competências do instituto, e desenvolver contactos para definir com quem irão trabalhar;

2. familiarizar os alunos com o processo de pesquisa e, em particular, com um conjunto de metodologias estatísticas fundamentais para o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da gestão de informação;

3. desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita;

4. apoiar o aluno no desenvolvimento de uma proposta de doutoramento. Ao longo do semestre o aluno deve definir com precisão a área de trabalho e iniciar uma revisão bibliográfica preliminar. Com base nesta revisão e nos conhecimentos prévios que o motivaram a iniciar um curso de doutoramento o aluno deve ser capaz de redigir uma proposta de doutoramento.

Caracterização geral

Código

300003

Créditos

7.5

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Ser aluno de doutoramento

Bibliografia

Martha Davies (1997), Scientific Papers and Presentations, Academic Press. Capítulos 1 a 5; Webster, J., and Watson, R. T. (2002) ¿Analyzing the Past to Prepare for the Future: Writing a Literature Review,¿ MIS Quarterly (26:2), pp. xiii-xxiii.; Langley, P. (1990). Advice to authors of machine learning papers. Machine Learning, 5, 233-237.; 0; 0

Método de ensino

A disciplina funciona com base num conjunto de seminários realizados por diversos investigadores do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação e de outras proveniências que fomentam nos alunos uma visão abrangente da investigação na área dos Sistemas de Informação e dos Sistemas de Apoio à Decisão. Através dos seminários os alunos contactam com projectos ou percursos de investigação concretos e promove-se a partilha de experiências com investigadores activos. Os seminários são também uma IGNOREe de motivação e ideias para futura investigação. Adicionalmente, haverá um conjunto de sessões com aulas teórico-práticas, onde serão abordadas as principais ferramentas de investigação nestas áreas. 

Método de avaliação

A avaliação da disciplina será feita com base em 2 elementos de avaliação: apresentação da proposta de tese (25% da nota final); proposta de tese (75% da nota final).

No que respeita à proposta de tese apresentada pelo aluno, importa salientar que nesta fase já deverá incluir uma revisão bibliográfica da área de trabalho, propostas relativas às ferramentas a utilizar durante o desenvolvimento do trabalho, bem como objectivos definidos de forma precisa.

Os critérios de avaliação das propostas são os seguintes:

A.         Qualidade da revisão bibliográfica (20%);

B.         Potencial inovativo das ideias propostas (20%);

C.         Relevância científica da proposta de investigação (20%);

D.        Metodologia proposta (20%);

E.         Apresentação (20%).

Conteúdo

O Seminário de Investigação I começa com a apresentação, por parte dos professores do ISEGI, das linhas de investigação mais importantes no Instituto. Pretende-se que os alunos possam ter um conhecimento abrangente da investigação a ser desenvolvida no Instituto, por forma a que possam fazer uma escolha informada quer sobre o tema quer em termos de orientação. Assim, cada professor fará uma apresentação, de aproximadamente 30 minutos, do trabalho que tem desenvolvido, bem como das áreas em que está interessado em desenvolver.

Uma proporção muito significativa dos trabalhos científicos desenvolvidos, hoje em dia, no âmbito da gestão e dos sistemas de informação, tem como base metodologias quantitativas bastante sofisticadas. A segunda parte do seminário foi concebida para proporcionar ao aluno de doutoramento uma introdução a estas metodologias, nomeadamente aos processos de formulação do problema, à definição e recolha de dados, à definição de desenhos experimentais e à utilização de técnicas para a construção de modelos quantitativos. Todas estas metodologias são instrumentais no desenvolvimento de projectos de investigação na área da gestão e sistemas de informação. 

Este é um seminário sobre o processo de investigação e não sobre teoria estatística. O objectivo é compreender a relação entre teoria, dados e métodos estatísticos. Assim, o curso centra-se na ideia: “como utilizar as técnicas estatísticas para responder às questões de investigação?” É fundamental que o aluno desenvolva a capacidade de traduzir ideias e propostas teóricas em proposições passíveis de ser testadas. Esta competência será adquirida por via da análise de trabalhos científicos publicados em jornais de referência, a manipulação de dados e estimação de modelos e ainda da análise de trabalhos de colegas de doutoramento em estádios mais avançados. No final do seminário os alunos deverão estar mais confortáveis com a utilização de técnicas estatísticas para formular e responder a perguntas de investigação e ser capazes de avaliar criticamente soluções de investigação propostas por outros.

Na conclusão do curso o aluno deverá:

o   Possuir um entendimento abrangente das linhas de investiga&c

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: