Seminário de Investigação II
Objetivos
O Seminário de Investigação II visa a continuação do trabalho do Seminário I, com maior ênfase nas questões metodológicas e na preparação da Proposta do Plano de Trabalho de Doutoramento.
Esta UC tem quatro objectivos centrais:
1. Familiarizar os alunos com o processo de pesquisa e, em particular, com um conjunto de metodologias estatísticas fundamentais para o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da gestão de informação;
2. Apoiar os alunos no desenvolvimento de uma proposta de doutoramento. Ao longo do semestre o aluno deve definir com precisão os objectivos de investigação e o design metodológico previsto para assim redigir a proposta final de doutoramento;
3. Acompanhar os alunos na determinação do estado actual da teoria e investigação nos seus temas de pesquisa através da construção da revisão crítica da literatura;
4. Desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita.
Caracterização geral
Código
300004
Créditos
7.5
Professor responsável
Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter frequentado a UC de seminário de investigação I
Os alunos deverão ter já elaborado uma 1ª versão da proposta de doutoramento
Bibliografia
AVISON, D.; PRIES-HEJE,J. (2005). Research in Information Systems. Oxford, UK, Elsevier Ltd.; BRYMAN, A. (2008). Social Research Methods. 3rd Ed. Oxford University Press Inc., New York, USA.; Cater-Steel, A.; Al-Hakim, L. (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global; Dwivedi, Y. K., Lal, B., Williams, M. D., Schneberger, S. L., & Wade, M. (2009). "Handbook of Research on Contemporary Theoretical Models in Information Systems." IGI Global, 2009; HART, C. (2001). Doing a Literature Search: a comprehensive guide for the social sciences. London: Sage Publications
Método de ensino
A disciplina funciona com base num conjunto híbrido de seminários de investigação e aulas teórico-práticas, com a colaboração activa dos investigadores do ISEGI. Uma vez que os estudantes são encorajados a adoptar métodos de investigação aceites nas suas áreas específicas de investigação, diferentes investigadores familiarizam os doutorandos com um leque de estratégias, abordagens e métodos de investigação passíveis de serem implementados nos diferentes projectos.
Os seminários incluem aulas, apresentações e discussões durante as quais a partilha de ideias e experiências é encorajada. O pressuposto pedagógico é o de que não existe "a abordagem certa" para o design de um projecto de investigação embora abordagens incorrectas sejam também discutidas no decurso dos seminários.
Esta abordagem resulta numa experiência de aprendizagem mais rica, onde estudantes e professores reflectem, comparam, discutem, sintetizam, integram e aplicam as suas ideias, e assim desenvolvem a sua capacidade para desenvolver um projecto de investigação.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina será feita com base em 3 elementos de avaliação:
a) Proposta de tese (10% apresentação + 40% documento final);
b) Revisão crítica da literatura (50% da nota final).
Conteúdo
Esquematicamente esta unidade curricular inclui os seguintes conteúdos:
1) Desenvolvimento da proposta de doutoramento
a) Definição do problema de investigação
b) Objectivos de investigação e hipóteses
c) Contexto, limites, qualidade e originalidade da investigação
d) Conteúdos da proposta de investigação
2) Revisão crítica da literatura
a) Revisão, análise, avaliação e interpretação da literatura
b) Síntese e escrita da revisão crítica
c) Desenvolvimento da teoria e definição do modelo conceptual
3) Abordagens Metodológicas
a) O método científico - abordagens teóricas e empíricas
b) Os paradigmas positivistas e não positivistas
c) Abordagens qualitativas e quantitativas
d) Designs de investigação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: