Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica

Objectivos

Esta Unidade Curricular (UC) funciona como introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) numa vertente prática. Constitui objetivo principal da UC pôr em perspetiva os conceitos relacionados com a conceção, desenvolvimento e gestão de SIG através da resolução de vários exemplos práticos adaptáveis à realidade.

 

A primeira UA será uma introdução ao software ArcGIS Pro e também ao ArcGIS Online, uma solução de análise e mapeamento na nuvem. Serão apresentadas algumas das potencialidades dos SIG disponíveis na nuvem.

 

Na segunda UA serão apresentadas as funcionalidades de geoprocessamento existentes no software ArcGIS Pro e descritos os modos de interação e análise de dados geográficos que esta ferramenta disponibiliza.

 

A terceira UA é dedicada à análise tridimensional com recurso à utilização da extensão 3D Analyst.

 

A quarta UA aborda a análise de redes através da utilização da extensão Network Analyst.

 

Caracterização geral

Código

200004

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro da Costa Brito Cabral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nenhum.

Bibliografia

  • Mitchell, 2020, The Esri Guide to GIS Analysis, Volume 1: Geographic Patterns and Relationships second edition , ESRI Press, Redlands California, 312 p, ISBN: 9781589485792
  • Price, 2019, Mastering ArcGIS Pro , McGraw-Hill, 448p, ISBN: 9781260587333
  • Law and Collins, 2019, Getting to Know ArcGIS Pro, second edition , ESRI Press, Redlands California, 512p, ISBN: 9781589485372
  • Corbin, 2018, ArcGIS Pro 2.x Cookbook: Create, manage, and share geographic maps, data, and analytical models using ArcGIS Pro , Packt Publishing, 706p, ISBN: 1788299035
  • Zhu, 2016, GIS for environmental applications: a practical approach. London and New York: Routledge, ISBN 9780415829076

Método de ensino

A UC encontra-se dividida em 4 UC. O aluno só poderá passar para a UA seguinte depois de realizar um teste de progressão onde deverá obter uma classificação mínima de 70%. As classificações destes exames não contam para a nota final mas descontam 5% por cada exame não realizado até ao dia do seminário presencial.

 

As sessões síncronas têm a duração de 2 horas e são dedicadas ao conteúdo das UA sendo resolvidos alguns exercícios. As datas das sessões síncronas encontram-se no calendário do curso de CSIG que foi publicado na plataforma.

 

Os alunos deverão instalar o software ArcGIS Pro nos seus computadores para resolverem os tutoriais recomendados.

 

Enquanto alunos deste mestrado terão acesso a diversos cursos online disponíveis no site da ESRI (URL: https://www.esri.com/training/) a que poderão ter acesso gratuitamente (nota: nem todos os cursos são de acesso gratuito).

 

Esta disciplina é lecionada em língua portuguesa.

 

Método de avaliação

A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros:

  • Projecto final: 85% 
    • O projecto final da disciplina deverá ser entregue até às 24:00 h do dia que consta no calendário do curso e ser apresentado na data do 1º seminário presencial. Existe uma penalização de 5% por cada dia de atraso na entrega do projeto. Está disponível no Moodle um documento a descrever os objetivos do projeto final.

  • 1 exercício: 15% 
    • Deverá ser enviado por correio electrónico para pcabral@novaims.unl.pt até às 24:00 do dia da sessão presencial do 1º semestre.

  • Realização dos exames de progressão: Os exames de progressão deverão ser todos realizados com aproveitamento (nota igual ou superior a 70%) até ao dia da 1ª sessão presencial. Por cada exame não realizado  serão descontados 5% da nota final.

Conteúdo

As Unidades de Aprendizagem (UA) e respectivos conteúdos são os seguintes:

 

UA 1: Introdução ao ArcGIS Pro. Introdução ao ArcGIS Online

UA 2: Análise espacial e ferramentas de geoprocessamento

UA 3: Análise 3D

UA 4: Análise de redes