Remote Sensing

Objetivos

A Unidade curricular foca os fundamentos de deteção remota, as caraterísticas dos principais satélites e sensores de observação da Terra e os principais métodos de processamento de imagens de satélite (e.g. classificação). O objetivo final é que o aluno seja capaz, de forma autónoma, de conceber e implementar um projeto de produção de informação (e.g. cartografia temática) a partir de imagens de satélite e algoritmos de classificação.

Caracterização geral

Código

200115

Créditos

7.5

Professor responsável

Mário Sílvio Rochinha de Andrade Caetano

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Esta unidade não tem requisitos de frequência. 

Bibliografia

Caetano, M., and H. Costa, 2019. Remote Sensing Practicals, [e-book].

Jensen, J.R., 2016. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 4a Ed. Glenview : Pearson https://ebookcentral.proquest.com/lib/novaims/detail.action?docID=5831484

CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007. Fundamentals of Remote Sensing , [Online].

Jensen, J.R., 2013. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2a Edic¿a¿o. NewJersey: Prentice Hall.

Remote sensing of land use and land cover: principles and applications / ed. by Chandra P. Giri . - Boca Raton : CRC, 2012 . - 425 p . - (Series in Remote Sensing Applications)
9781420070743. ACESSO NOVA: https://doi.org/10.1201/b11964

Método de ensino

As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite.  A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.

Método de avaliação

Componentes da avaliação:

  • Teste (individual) - 30%.
  • Projeto Prático - 45%. Trabalho de grupo para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo. (Apresentação e relatório).
  • Ensaio teórico - 25%. O grupo pode escolher entre dois tipos de ensaio: (1) análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente, ou (2) tendências de investigação e desenvolvimento em deteção remota. (Apresentação e relatório).

 

O projeto prático e o ensaio são obrigatoriamente trabalhos de grupo. O grupo deve ser o mesmo nos dois trabalhos. Não se aceitam trabalhos individuais. 

 

Datas:

  • Teste: Novembro 25
  • Ensaio: Dezembro 14 (até ao meio-dia)
  • Projeto prático: Dezembro 16 (até ao meio-dia)

 

Regras:

  • Nota mínima em cada componente: 8
  • Projetos não entregues até à data definida não serão considerados/aceites
  • Relatórios não entregues via plataforma não são considerados

Conteúdo

A Unidade Curricular tem as seguintes Unidades de Aprendizagem (UA):

UA 1 Introdução à deteção remota e à unidade curricular

UA 2 Fundamentos da deteção remota

UA 3 Satélites e sensores de observação da Terra

UA 4 Análise exploratória de imagens de satélite

UA 5 Pré-processamento de imagens

UA 6 Transformação de bandas

UA 7 Extração de informação de imagens de satélite

UA 8 Análise do erro em mapas temáticos

UA 9 Análise multitemporal de imagens de satélite

UA 10 Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos

UA 11 Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite

UA 12 Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de sat