Geographic Information Science

Objetivos

Os SIG são analizados sob um ponto de vista ceintífico e histórico: existe uma ciência por detrás dos SIG? Quando e onde apareceram? Quais são os fatores responsáveis pela sua criação e evolução? Quais os contributos dos vários campos disciplinares?

A natureza da informação geoespacial e o caráter integrador das abordagens e métodos analiticos utilizados pelos SIG bem como a sua aplicação crescente em diversos setores de atividade, contribuiram para uma convergência disciplinar à volta daquilo a que normalmente nos referimos como "problemas geográficos". A unidade curricular explora este "problemas geogrráficos" que expressam as principais questões  levantdas pela utilização da informação geográfica e tecnologias associadas, estabelecendo os limites e âmbito desta nova área de conhecimento.

Os Sistemas de Informação Geográfica têm o potencial de melhorar a nossa compreensão das formas e processos do mundo real. Este potencial está relacionado as funcionalidades dos SIG, ou atividades geográficas fundamentais, que podem ser melhoradas utilizando tecnologias de informação geográfica.

Caracterização geral

Código

200219

Créditos

7.5

Professor responsável

Marco Octávio Trindade Painho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

NA

Bibliografia

- Longley, P. A., Goodchild, M. F., Maguire, D., & Rhind, D. W. (2011). Geographic Information Systems and Science

(3 ed.). Chichester:John Wiley &Sons.

- Notas do professor disponíveis no moodle

- Outras leituras de prepaparação para os trabalhos

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e sessões de seminário. As aulas teóricas incluem a apresentação

de conceitos e metodologias e discussão.

As sessões de seminário destinam-se à apresentação de tópicos selecionados pelos alunos, seguida de discussão.

A preparação para o artigo final efetua-se fora da sala de aula.

Método de avaliação

1ª chamada:

-Participation in class:5%

-Artigo indiviual apresentado e discutido na aula (Max 5000 words): 40%.

-Duas frequeênncias: 20% + 20% = 40%

-Lightning Talks: 15%. 

2ª chamada: exame final (100%)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 4 unidades de aprendizagem (UA):

UA1. Uma Introdução à Ciência da Informação Geográfica (CIG)

1. A importância e as particularidades da Informação Geográfica (IG)

2. Perceção geoespacial ¿ Compreensão das características diferenciadoras da IG

3 Da perceção geoespacial à CIG

4 Uma definição de CIG

5 Breve história dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS)

UA2. Componentes da CIG

6. Ontologia e representação

7. Geocomputação

8. Cognição

9.Aplicações, instituições e sociedade

10.Temas de investigação transversais

UA3. Componentes funcionais dos SIG

11.As quatro atividades M que podem ser realçadas através do uso de SIG:medir, mapear, monitorizar e modelar

12.Um modelo global de SIG