Geographic Information Science
Objetivos
Os SIG são analizados sob um ponto de vista ceintífico e histórico: existe uma ciência por detrás dos SIG? Quando e onde apareceram? Quais são os fatores responsáveis pela sua criação e evolução? Quais os contributos dos vários campos disciplinares?
A natureza da informação geoespacial e o caráter integrador das abordagens e métodos analiticos utilizados pelos SIG bem como a sua aplicação crescente em diversos setores de atividade, contribuiram para uma convergência disciplinar à volta daquilo a que normalmente nos referimos como "problemas geográficos". A unidade curricular explora este "problemas geogrráficos" que expressam as principais questões levantdas pela utilização da informação geográfica e tecnologias associadas, estabelecendo os limites e âmbito desta nova área de conhecimento.
Os Sistemas de Informação Geográfica têm o potencial de melhorar a nossa compreensão das formas e processos do mundo real. Este potencial está relacionado as funcionalidades dos SIG, ou atividades geográficas fundamentais, que podem ser melhoradas utilizando tecnologias de informação geográfica.
Caracterização geral
Código
200219
Créditos
7.5
Professor responsável
Marco Octávio Trindade Painho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
NA
Bibliografia
- Longley, P. A., Goodchild, M. F., Maguire, D., & Rhind, D. W. (2011). Geographic Information Systems and Science
(3 ed.). Chichester:John Wiley &Sons.
- Notas do professor disponíveis no moodle
- Outras leituras de prepaparação para os trabalhos
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e sessões de seminário. As aulas teóricas incluem a apresentação
de conceitos e metodologias e discussão.
As sessões de seminário destinam-se à apresentação de tópicos selecionados pelos alunos, seguida de discussão.
A preparação para o artigo final efetua-se fora da sala de aula.
Método de avaliação
1ª chamada:
-Participation in class:5%
-Artigo indiviual apresentado e discutido na aula (Max 5000 words): 40%.
-Duas frequeênncias: 20% + 20% = 40%
-Lightning Talks: 15%.
2ª chamada: exame final (100%)
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em 4 unidades de aprendizagem (UA):
UA1. Uma Introdução à Ciência da Informação Geográfica (CIG)
1. A importância e as particularidades da Informação Geográfica (IG)
2. Perceção geoespacial ¿ Compreensão das características diferenciadoras da IG
3 Da perceção geoespacial à CIG
4 Uma definição de CIG
5 Breve história dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
UA2. Componentes da CIG
6. Ontologia e representação
7. Geocomputação
8. Cognição
9.Aplicações, instituições e sociedade
10.Temas de investigação transversais
UA3. Componentes funcionais dos SIG
11.As quatro atividades M que podem ser realçadas através do uso de SIG:medir, mapear, monitorizar e modelar
12.Um modelo global de SIG
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: