Spatial Statistics
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes deverão compreender e aplicar os conceitos básicos da geoestatística e da estatística espacial. Os estudantes serão capazes de discutir e aplicar os principais conceitos teóricos relacionados com a interpolação espacial de atributos usando métodos determinísticos e procedimentos geoestatísticos. Os estudantes irão compreender os fundamentos teóricos da regressão espacial e serão capazes de configurar e realizar análises de regressão exploratória e espacial. Os alunos irão demonstrar que sabem usar software para aplicar as metodologias de interpolação e regressão espacial. Espera-se que os estudantes avaliem o potencial da estatística espacial para a sua própria investigação.
Caracterização geral
Código
200221
Créditos
7.5
Professor responsável
Ana Cristina Marinho da Costa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Língua de ensino: Inglês.
Os estudantes têm de instalar o software ArcGIS Desktop nos seus computadores pessoais, bem como as extensões Geostatistical Analyst e Spatial Analyst.
Bibliografia
Goovaerts, P. (1997). Geostatistics for natural resources evaluation. New York: Oxford University.
Isaaks, E.H., Srivastava, R.M. (1989). An Introduction to Applied Geostatistics. New York: Oxford University.
Fotheringham A.S., Brunsdon C., Charlton M. (2002). Geographically Weighted Regression: The Analysis of Spatially Varying Relationships. Chichester: John Wiley & Sons, http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=75434 (full text available after login in NOVA IMS network or through VPN connection).
Extra reading bibliography:
Mitchel, A. (2005). The ESRI Guide to GIS analysis, Volume 2: Spatial Measurements and Statistics. Redlands, California: Esri Press. e-book, http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=1613807 (full text available after login in NOVA IMS network or through VPN connection).
Anselin, L., & Rey, S. J. (2009). Perspectives on Spatial Data Analysis. Springer, New York.
Chun, Y., & Griffith, D. A. (2013). Spatial Statistics and Geostatistics: Theory and Applications for Geographic Information Science and Technology. Sage.
Deutsch, C.V., Journel, A.G. (1998). GSLIB: geostatistical software library and user's guide. 2nd ed. New York : Oxford University.
Lloyd, C. D. (2010). Local Models for Spatial Analysis. CRC press.
Soares, A. (2014). Geoestatística para as ciências da terra e do ambiente. 3ª ed. Lisboa: IST.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, bem como a aplicação prática dos métodos utilizando aplicações informáticas, tais como o Excel e o ArcGIS. São aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo palestras, apresentação de slides, instruções passo-a-passo sobre como usar as ferramentas no software ArcGIS, perguntas e respostas. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação dos resultados.
Durante o semestre, os estudantes também devem trabalhar um conjunto de dados de seu interesse com os conceitos e técnicas de estatística espacial, e apresentar os resultados do seu trabalho ao professor, bem como aos demais alunos. Finalmente, os estudantes devem escrever relatórios sobre esses resultados.
Método de avaliação
ÉPOCA NORMAL (1ª época):
1. Dois Assignments, i.e. dois relatórios individuais com as respostas a problemas propostos (ponderação de 15% o primeiro, e 10% o segundo);
2. Exame (30%);
3. Apresentação oral do projeto (10%);
4. Relatório de Projeto (35%).
ÉPOCA DE RECURSO (2ª época):
1. Dois Assignments, i.e. dois relatórios individuais com as respostas a problemas propostos (ponderação de 15% o primeiro, e 10% o segundo) com a classificação obtida na 1ª época;
2. Exame (30%);
3. Apresentação oral do projeto (10%) com a classificação obtida na 1ª época;
4. Relatório de Projeto (35%) com a classificação obtida na 1ª época.
REGRAS:
- Todos os elementos de avaliação são obrigatórios para obter aprovação na unidade curricular, exceto os Assignments.
- Os Assignments submetidos após o prazo têm uma penalização de 0,5 pontos por cada dia de atraso.
- O Projeto pode ser desenvolvido individualmente ou (preferencialmente) em grupos de dois alunos, em português ou inglês, conforme indicações disponibilizadas na plataforma de e-learning.
- Os Relatórios de Projeto submetidos após o prazo têm uma penalização de 0,5 pontos por cada dia de atraso. O atraso máximo permitido é de 3 dias.
- Os assignments e relatórios de projeto que não forem submetidos através da plataforma de e-learning não são considerados.
- Na época de recurso (2ª época) só é possível realizar o exame (ponderação de 30%), sendo a nota final calculada com base nas classificações obtidas anteriormente para os restantes elementos de avaliação.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em 4 Unidades de Aprendizagem (UA):
UA 1: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS
- Introdução
- Descrição univariada
- Conceitos gerais sobre descrição dos dados
- Ferramentas de análise exploratória de dados espaciais
UA 2: PROCEDIMENTOS DETERMINÍSTICOS
- Conceitos gerais sobre interpolação espacial
- Polígonos de Thiessen (mapas de Voronoi)
- IDW - Inverse distance weighting
- Validação e validação-cruzada
UA 3: KRIGING
- Análise da continuidade espacial
- Variografia
- Conceitos de estimação geoestatística
- Geoestatística univariada
UA 4: GWR - REGRESSÃO GEOGRAFICAMENTE PONDERADA
- Conceitos gerais sobre testes estatísticos
- Conceitos gerais sobre análise de regressão
- OLS - Mínimos Quadrados Ordinários
- GWR - Regressão geograficamente ponderada
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: