Mestrado em Métodos Analíticos Avançados

Objetivos educativos

A popularidade da ciência de dados e análise de negócios tem crescido continuamente nos últimos anos, quer na indústria quer no meio académico. O curso de Mestrado em Data Science and Analytics é destinado a pessoas com capacidades analíticas que pretendem enfrentar os desafios da tecnologia moderna, resolver problemas novos e desafiadores, que gostam de transformar dados em conhecimento e desejam desenvolver uma carreira numa área com enorme potencial de crescimento e com grande demanda mundial.

Os melhores alunos do 1º ano deste curso serão convidados para um estágio remunerado de 6 meses, a decorrer durante o 2º ano, numa das instituições parceiras do curso (Accenture, Grupo Ageas Portugal, SAS, Millennium BCP, Rebis Consulting, NOVA IMS e Tranquilidade).

Este curso tem duas especializações, identificando as duas principais áreas e tendências de Data Science and Analytics: Business Analytics e Data Science. No plano de estudos, existe um tronco comum que consiste numa formação nos principais paradigmas associados a grandes quantidades de dados, processos de tomada de decisão, estatística, data mining e machine learning, e processos de criação e manutenção de modelos descritivos e preditivos. 

Candidaturas - 3ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 15 de junho a 15 de julho de 2021. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

7512

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Access to Doctoral Program.

Coordenador

Data de abertura

setembro de 2021

Número de vagas

Propinas

6200€

Horários

Diurno

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Cada especialização do Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O terceiro semestre é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, a que corresponde 60 ECTS.

Condições de acesso

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições: possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2021); ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita. O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional.

Regras de avaliação