Especialização em Data Science

Objetivos educativos

A popularidade da ciência de dados e análise de negócios tem crescido continuamente nos últimos anos, quer na indústria quer no meio académico. O Mestrado em Data Science and Advanced Analytics, com especialização em Data Science, destina-se a pessoas orientadas para as tecnologias da informação com forte background científico, que pretendem consolidar e aprofundar competências nos paradigmas e ambientes mais conhecidos e amplamente utilizados para o desenvolvimento de software e aplicar os mesmos na resolução de problemas complexos do mundo real envolvendo grandes quantidades de dados.

Os melhores alunos do 1º ano deste curso serão convidados para um estágio remunerado de 6 meses, a decorrer durante o 2º ano, numa das instituições parceiras do curso (Accenture, Grupo Ageas Portugal, SAS, Millennium BCP, Rebis Consulting, NOVA IMS e Tranquilidade).

Este curso irá fornecer um conjunto de competências e ferramentas interdisciplinares, tais como:

  • Compreensão dos principais paradigmas associados a grandes bases de dados e data warehouses;
  • Compreender os processos de tomada de decisão;
  • Dominar ferramentas de data mining e computational intelligence em particular para problemas relacionados com Big Data;
  • Dominar os mais usados paradigmas e ambientes de desenvolvimento de software;
  • Dominar o conceito de resolução de problemas.

Candidaturas - 3ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 15 de junho a 15 de julho de 2021. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

75122

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Access to Doctoral Program.

Coordenador

Roberto Henriques

Data de abertura

setembro 2021

Número de vagas

Propinas

6.200€ (2 anos)

Horários

Diurno

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Cada especialização do Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O terceiro semestre é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, a que corresponde 60 ECTS.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Métodos Analíticos Avançados

Condições de acesso

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições: possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2021); ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita. O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional.

Regras de avaliação