Business Intelligence

Objetivos

O principal objectivo do curso de Business Intelligence consiste em transmitir aos alunos o conhecimento relacionado com as capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de Business Intelligence e das Data Warehouses de suporte no campo da Business Analytics e Performance Management.

Caracterização geral

Código

200011

Créditos

7.5

Professor responsável

Miguel de Castro Simões Ferreira Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Data Warehousing

Bibliografia

Turban E.; Sharda R.; Dursun D. and King D. (2011). Business Intelligence: a managerial approach. Second Edition. Prentice Hall, ISBN: 013610066X.; Howson, C. (2008). Successful business intelligence : secrets to making BI a killer app. McGraw Hill. ISBN 978-0-07-149851-7; Few, Stephen (2006). Information Dashboard Design: The Effective Visual Communication of Data. Sebastopol, CA: O’Reilly Media. ISBN 0596100167; Eckerson, Wayne W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, Monitoring, and Managing Your Business. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. ISBN 0750661747; 0

Método de ensino

O curso de Business Intelligence incluirá palestras e laboratórios de informática.
 
As palestras irão ser constítuidas pela apresentação de conteúdos teóricos, estudos de caso e apresentações dos principais fornecedores de BI.
 
A componente aplicada do curso irá incluir vários laboratórios de informática onde os alunos irão aplicar os conceitos e teorias apresentadas nas palestras aproveitando a Plataforma de Business Intelligence Microsoft (SQL Server, SQL Business Intelligence Development Studio).
 
Neste contexto os alunos terão que desenvolver um projeto em grupo.
 
O software será instalado em computadores da Nova IMS, mas também uma solução estará disponível para os alunos que querem ter a Plataforma de Business Intelligence Microsoft nos seus computadores.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos inclui:
a) Projecto
b) Exame final 

Nota final calculada com base na seguinte fórmula:
a) 50%
b) 50%

Conteúdo

T.1  – Business Analytics e Visualização de Dados
1.1 Introdução ao campo de Business Analytics (BA)
1.2Online Analytical Processing (OLAP)
1.3Relatórios e Consultas
1.4Multidimensionalidade
1.5Business Analytics avançada
1.6Visualização de dados
1.7Sistemas de Informação Geográfica
1.8Business Intelligence em tempo real, suporte à decisão automatizado e Competitive Intelligence
1.9Business Analytics e a Web: Web Intelligence e Web Analytics
1.10Utilização, Benefícios e Resultados da Business Analytics
 
T.2  – Data, Text e Web Mining
2.1Conceitos e aplicações de Data Mining
2.2Conceitos e aplicações de Text Mining
2.3Conceitos e aplicações de Web Mining
 
T.3 – Business Performance Management
3.1Introdução ao Business Performance Management (BPM) 
3.2Estratégia: Para onde queremos ir ?
3.3Planeamento: Como vamos lá chegar ?
3.4Monitorizar: Como está a correr ?
3.5Actuar e ajustar: O que temos de fazer diferente ?
3.6Medição de Performance
3.7Metodologias de BPM 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: