Comportamento nas Organizações
Objetivos
Em complemento das capacidades técnicas, os profissionais de STI devem compreender o contexto social e profissional das tecnologias de informação e computação e aderir a códigos de conduta éticos vigentes na organização. Esta área de conhecimento cobre os aspectos históricos, sociais, profissionais e éticos da computação e da vida social nas organizações. Identifica como é que o trabalho em equipa está integrado nas tecnologias de informação e como é que estas suportam a organização. Também realça técnicas profissionais de comunicação escrita e orais dentro da organização.
Caracterização geral
Código
100023
Créditos
4.0
Professor responsável
Patrícia Nogueira Santos Mestre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Robbins, Stephen P., and Timothy A. Judge (2017), Organizational Behavior, 17th ed., Pearson.
Método de ensino
Aulas Teóricas-práticas
Método de avaliação
a) Avaliação Contínua + Exame
+ Resolução em grupo de 2 estudos de caso (ensaios escritos): 20%
+ Apresentação oral em contexto de aula de um dos estudos de caso: 10%
+ teste de avaliação contínua individual realizado a meio do semestre (sem consulta): 30%
+ Exame individual com toda a matéria leccionada (sem consulta): 40%
b) Exame individual (pa aqueles alunos que não fazem "avaliação contínua", sem consulta): 100%
NOTA IMPORTANTE:
-Todos os grupos devem resolver dois estudos de caso. Um desses estudos de caso será apresentado oralmente em contexto de aula (de acordo com a calendarização definida pela docente)
-A apresentação oral do estudo de caso em contexto de aula é obrigatória para TODOS os membros do grupo
-Para além da apresentação, os grupos devem estar preparados para responder a questões colocadas pela docente e/ou colegas
-A nota da apresentação oral é igual para todos os membros dos grupos
-A resolução do estudo de caso deve estar apoiada nos contributos teóricos do capítulo correspondente no manual da disciplina
-São fortemente encorajadas a criatividade e a inovação, assim como o uso de tecnologia e suporte visual
-Os ensaios escritos de resolução dos estudos de caso devem ser entregues à docente no mesmo dia da apresentaçao oral
-Os estudantes que cumpram com sucesso os vários itens da avaliaçao contínua podem escolher fazer o exame na 1ª ou na 2ª época.
Conteúdo
1. Introdução ao comportamento nas organizações
O caso particular das organizações de computação
2. Bases do comportamento individual
A diversidade nas organizações
Atitudes e emoções
Personalidade e valores
Percepção e tomada de decisão individual
Motivação: dos conceitos às aplicações
3. Bases do comportamento grupal
Grupos: estrutura, propriedades e decisão
Trabalho em equipa
Comunicação interpessoal e organizacional
Liderança e poder
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: