Computação III

Objetivos

Aprender e compreender o princípio do paradigma de Programação Orientada a Objetos.
Projetar e implementar aplicativos Java simples seguindo os princípios OOP

Caracterização geral

Código

100029

Créditos

6.0

Professor responsável

Mauro Castelli

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

O curso será realizado em inglês. Conhecimento básico dos cursos anteriores, programação imperativa, matemática e lógica são necessários para frequentar o curso

Bibliografia

Java: The Complete Reference, (Ninth Edition) Herbert Schildt;

Método de ensino

As aulas teóricas serão realizadas com o apoio de slides fornecidos pelo professor.

Serão realizadas aulas práticas em salas de informática e laboratórios, permitindo que os alunos apliquem os conceitos que foram explicados anteriormente pela resolução de exercícios de programação.

Método de avaliação

Primeira época de avaliação:

Projeto

 

Segunda época de avaliação:

70% - Exame
30% - Projeto (o mesmo da primeira época de avaliação)

Conteúdo

- UML: requisitos, casos de uso, diagrama de classe
- Classes e objetos em Java
- o conceito de referência: noções básicas sobre gestão de memória em Java
- Métodos com tipos de dados complexos: definição e invocação
- Array de referências
- Encapsulamento da informação. Modificador de visibilidade
- classes abstratas
- Interfaces
- Algoritmos em gráfos
- Programação dinâmica (dependendo do schedule)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: