Computação III
Objetivos
Aprender e compreender o princípio do paradigma de Programação Orientada a Objetos. Projetar e implementar aplicativos Java simples seguindo os princípios OOP
Caracterização geral
Código
100029
Créditos
6.0
Professor responsável
Mauro Castelli
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
O curso será realizado em inglês. Conhecimento básico dos cursos anteriores, programação imperativa, matemática e lógica são necessários para frequentar o curso
Bibliografia
Java: The Complete Reference, (Ninth Edition) Herbert Schildt;
Método de ensino
As aulas teóricas serão realizadas com o apoio de slides fornecidos pelo professor.
Serão realizadas aulas práticas em salas de informática e laboratórios, permitindo que os alunos apliquem os conceitos que foram explicados anteriormente pela resolução de exercícios de programação.
Método de avaliação
Primeira época de avaliação:
Projeto
Segunda época de avaliação:
70% - Exame
30% - Projeto (o mesmo da primeira época de avaliação)
Conteúdo
- UML: requisitos, casos de uso, diagrama de classe
- Classes e objetos em Java
- o conceito de referência: noções básicas sobre gestão de memória em Java
- Métodos com tipos de dados complexos: definição e invocação
- Array de referências
- Encapsulamento da informação. Modificador de visibilidade
- classes abstratas
- Interfaces
- Algoritmos em gráfos
- Programação dinâmica (dependendo do schedule)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: