Desenvolvimento Pessoal I
Objetivos
O objectivo do curso é preparar os alunos para trabalhar e estudar, dando-lhes as ferramentas para se candidatarem a
emprego ou estágios num ambiente de língua inglesa. A UC deve também ajudar aqueles que estão a estudar
UCs que estão a ser ensinadas em inglês, uma vez que os alunos serão expostos à língua inglesa nas aulas e terão
a oportunidade de praticar a sua capacidade de falar, ler, escrever e ouvir em inglês. O curso é prático
e concentra-se no PROCESSO de completar as tarefas delineadas nos objectivos do curso. A ênfase não está em
gramática teórica, mas os estudantes irão analisar algumas formas gramaticais e lexicais relevantes que são necessárias para
alcançar os resultados da aprendizagem. As tarefas práticas permitem que os estudantes pratiquem em contextos significativos. As aulas
concentrem-se no inglês geral e de negócios que requer a participação activa dos estudantes. Todas as aulas são realizadas em
Inglês.
Caracterização geral
Código
100035
Créditos
2.0
Professor responsável
Marco Octávio Trindade Painho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Os alunos devem ter um conhecimento geral de trabalho de inglês em termos de falar, ler, escrever e
ouvir. Recomenda-se um nível mínimo de QECR B1. A frequência não é obrigatória, mas a participação
contribui para a avaliação final dos alunos Se o aluno não comparecer nas aulas, não é considerada a componente da participação.
Bibliografia
Academic Vocabulary in Use with Answers (2008) by Michael McCarthy and Felicity O'Del. CUP; Cambridge University Press 978-0-521-53762-9 - English Grammar in Use with Answers, Third Edition Raymond Murphy; http://learnenglish.britishcouncil.org/; 0; 0
Método de ensino
A metodologia básica é
comunicativo, influenciado por
Aprendizagem baseada em tarefas e o
Abordagem Léxica, teórica
aulas e teórico-práticas
aulas. Os alunos aprendem por
completar tarefas, tais como escrever um relatório ou preparar uma entrevista de trabalho, concentrando-se no processo em vez de
o produto. As aulas são centradas no aluno, incluindo apresentações de slides, questionários, perguntas e
respostas, participação num workshop com um perito da indústria de recrutamento de TI com ênfase no trabalho em pares e
participação. As aulas são muito práticas, e o Professor não fala português.
Método de avaliação
A avaliação é feita por avaliação contínua e é baseada em:
Assiduidade/Participação - 10%
Tarefas definidas formalmente - 90%
A nota mínima de passagem é de 10 em 20
Não há Exame Final
As tarefas incluem a apresentação de (1) carta de apresentação/carta de candidatura ao emprego, (2) CV autêntico formal a preparar
no tempo próprio dos estudantes, (3) proposta ou relatório, (4) criação e manutenção de um perfil LinkedIn activo, (5)
teste de fala realizado num cenário de entrevista de trabalho simulada.
Estas tarefas (testes) serão realizadas em aula em datas que podem ser encontradas no Moodle.
O nível de conhecimentos linguísticos necessários para passar na CU é baseado nas "Declarações de Saber Fazer" ou competências em
Nível B2 do Quadro Europeu Comum (QECR) que pode ser encontrado aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Framework_EN.pdf
Conteúdo
LU1: Introdução ao Curso de Desenvolvimento Pessoal 1 - Quadro Europeu Comum de Referência e
correlação com os exames de certificação em inglês, descritores "can-do" para cada competência em cada nível, perguntas básicas
para partilhar o perfil pessoal e falar sobre os antecedentes educacionais dos estudantes;
LU2: Revisão básica dos tempos verbais ingleses para falar de tempos passados, presentes e futuros, revisão de data
formatos, revisão da pronúncia do pretérito dos verbos regulares, praticar a escrita de um breve perfil pessoal para os seus
CVs
LU3: Revisão dos tempos verbais ingleses, Introdução ao conceito de escrita transaccional
cartas/capas, praticar a redacção de uma carta transaccional de candidatura a um emprego, consciência dos requisitos de
Tarefa/Teste um.
LU4: Breve revisão das normas para escrever cartas de candidatura, escrevendo uma carta formal em condições de exame,
introdução aos e-mails, erros comuns cometidos por alunos portugueses de inglês, introdução a frases úteis
para abrir emails (saudações), linhas úteis de abertura de emails (mencionar um contacto anterior, introduzir email
referência a anexos/diagramas/gráficos/pontos de pontos/ informações incluídas no corpo do correio electrónico), padrão
Abreviaturas em latim utilizadas na língua inglesa; conhecimento de frases úteis para fechar e-mails (falando sobre
o próximo contacto, solicitando respostas, oferecendo mais comunicações).
LU5: Compreender as convenções de redacção de CV, distinguir entre um CV e um Resumé, completar um
avaliação das competências pessoais, revisão dos verbos de acção, sensibilização para os requisitos da Tarefa/Teste 2
LU6: Comparação das diferenças na linguagem escrita e oral, compreendendo as convenções da carta formal
redacção & cartas transaccionais, introdução à técnica FLAP, convenções de redacção de relatórios, prática formal
escrita.
LU7: Criação de um perfil Linked In, a importância de ter uma presença profissional nos media sociais, introdução
ao trabalho em rede pessoal, sensibilização para os requisitos da Tarefa/Teste 3
LU8: Discernir as diferenças entre relatórios e propostas, redigir uma proposta, sensibilização para
requisitos para a Tarefa/Teste 4
LU9: Processo de Recrutamento à Distância e de Networking, sensibilização para o trabalho em rede para
emprego, introdução aos conceitos básicos de avaliação das competências técnicas e culturais de um
Cenário de Recrutamento
LU10: Introdução aos ¿Dos e Don¿ de entrevistas de trabalho, instruções de como ter um sucesso
entrevista, respondendo a perguntas típicas de um licenciado, fazendo perguntas apropriadas sobre um potencial emprego, dicas
sobre como ter sucesso numa entrevista em vídeo ou Skype, consciência dos requisitos para a Tarefa/Teste 5
LU11: Workshop com um especialista local da indústria de recrutamento para discutir o A-Z do recrutamento de jovens
licenciados, tendências no emprego, discussão sobre a importância de estabelecer uma comunicação social em linha
presença, entrevistas de emprego e como acompanhar, crescimento de carreira, dicas gerais de desenvolvimento de carreira,
LU12: Prática para entrevistas de emprego
LU 13: Entrevistas simuladas - Prova oral numa situação de entrevista baseada em três das suas tarefas anteriores
submissões - Carta de apresentação (candidatura a um estágio de Verão), CV/Resumé, e perfil LinkedIn, avaliação
da sua capacidade linguística ao nível B2 do QECR.
LU 14: Entrevistas de trabalho simuladas - Prova oral numa situação de entrevista baseada em três das suas tarefas anteriores
submissões - Carta de apresentação (candidatura a um estágio de Verão), CV/Resumé, e perfil LinkedIn, avaliação
da sua capacidade linguística ao nível B2 do QECR
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: