Governança e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação
Objetivos
A disciplina realiza uma introdução a Governança de TI e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação, mediante a apresentação das melhores práticas de Tecnologias de Informação (TI) utilizadas mundialmente.
É pretendido pôr em perspetiva os conceitos relacionados com a governação e gestão de TI, alinhados estrategicamente às necessidades empresariais, através de uma visão geral das mais conceituadas "frameworks" e boas práticas de gestão/governança de TI.
Através de casos de estudo será possível entender os cenários propícios para o uso das melhores práticas de gestão e governança de TI em situações reais, ambientes regulados por normas governamentais específicas para TI e a importância da utilização de processos integrados (framework) internacionalmente reconhecidos para a Gestão de Serviços de TI baseadas em ITIL 4.
Caracterização geral
Código
100070
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Manuel Gonçalves Soares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Domínio da língua Inglesa.
Bibliografia
"IT Governance: Implementing Frameworks and Standards for the Corporate Governance of IT"; Alan Calder; T Governance Publishing
"ITIL® Foundation", ITIL 4 edition, AXELOS
"ITIL® Foundation Essentials - ITIL 4 Edition - The ultimate revision guide"; Claire Agutter; IT Governance Ltd
Método de ensino
Aulas teórico-práticas.
Apoio aos alunos no desenvolvimento do projeto de grupo.
Método de avaliação
1ª Época
- Avaliação Continua (10%) (Participação/Assiduidade/Análise de casos de estudo);
- Prova de avaliação escrita (20%), referente à primeira parte da disciplina (IT Governance), a realizar em data acordada na primeira aula da disciplina;
- Prova de avaliação escrita (30%), referente à segunda parte da disciplina (Gestão de Serviços baseado em ITIL), a realizar no dia e hora do exame de 1ª época;
- Apresentação do trabalho de grupo (40%)
- Temas de trabalho: Apresentados para escolha durante a primeira aula da disciplina;
- Data de Entrega: Até ao término da última aula antes da apresentação dos trabalhos.
2ª Época e Época Especial
- Prova de avaliação escrita (60%), referente a toda a matéria lecionada (IT Governance e Gestão Serviços baseada em ITIL) a realizar no dia e hora do Exame definido pelos serviços académicos da NOVA IMS;
- Apresentação de um trabalho de grupo (40%)
-
- Tema de trabalho: A definir após o exame de 1ª época e por solicitação via email;
- Data de Entrega: Até ao dia e hora do exame;
- Apresentação: No final do exame ou em data a combinar.
Estrutura das Provas de Avaliação (Testes e Exames)
- Todas as provas têm duração de 60 minutos;
- As provas são constituídas por 40 perguntas de escolha múltipla (0.5 valores por pergunta e 4 hipóteses);
- Cada pergunta errada terá uma penalização de um quarto do valor da mesma (penalização de 0.125 valores);
- A nota mínima de aprovação é de 9.5 valores (numa escala de 0 a 20);
- Para obter aprovação por frequência é necessário:
- Ter nota maior ou igual a 8 valores em cada teste;
- Ter nota maior ou igual a 9.5 valores na média aritmética das notas dos testes;
- Para obter aprovação por exame é necessário ter nota maior ou igual a 9.5 valores.
Estrutura do Trabalho de Grupo
- Máximo cinco pessoas (tamanho ideal: quatro pessoas) por grupo;
- O formato do trabalho tem como obrigatoriedade ser realizado em forma de apresentação;
- A versão final do trabalho deverá ser entregue em papel e em formato digital via email;
- Cada grupo realizará uma apresentação/discussão sobre o trabalho realizado (20 minutos por grupo);
- Os trabalhos serão valorizados maioritariamente pela sua vertente prática de aplicação e utilidade no contexto empresarial;
- A entrega do trabalho fora do tempo estipulado terá uma penalização de 0.5 valores por dia de atraso;
- A nota de aprovação no trabalho é de 9.5 valores (numa escala de 0 a 20).
Conteúdo
Os conteúdos programáticos estão organizados em duas unidades de aprendizagem (UA):
UA1. GOVERNANÇA DE TI: Introdução: O Contexto de Governança Corporativa; 1. Definição de Governança de TI (Governança de TI vs Gestão de TI); 2. Capital Intelectual e Economia da Informação; 3. Estratégia: A Procura de Vantagem Competitiva (IT Balanced Scorecard); 4. Governança de TI e Risco (ISO 31000; ISO/IEC 22301, ISO/IEC 24762); 5. Conformidade regulamentar de TI (Sarbanes-Oxley, Reino Unido CorpGov Code; Diretiva de Auditoria da UE; Diretiva NIS; RGPD); 6. Controle Interno (COBIT; COSO); 7. Governança de Projetos (PMO; OPM3; Portfolio, PMI Program and Project Management; Agile; SCRUM; ISO 21500); 8. Componentes de Governança de TI, Frameworks e Normas (ISO/IEC 38500; CMMI); 9. Tomada de Decisão e a Organização de TI (CIO, gestão de TI e estrutura organizacional; Outsourcing); 10. O Sistema de Gestão TI integrado;
UA2. GESTÃO DE SERVIÇOS TI - ITIL: 1. Introdução; 2. Gestão de Serviço: Conceitos essenciais; 3. Os princípios orientadores; 4. As quatro dimensões de Gestão de Serviço; 5. O Sistema de Valor do Serviço; 6. Melhoria Contínua; 7. As Práticas ITIL.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: