Governança e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação

Objetivos

A disciplina realiza uma introdução a Governança de TI e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação, mediante a apresentação das melhores práticas de Tecnologias de Informação (TI) utilizadas mundialmente.


 
É pretendido pôr em perspetiva os conceitos relacionados com a governação e gestão de TI, alinhados estrategicamente às necessidades empresariais, através de uma visão geral das mais conceituadas "frameworks" e boas práticas de gestão/governança de TI. 
 


Através de casos de estudo será possível entender os cenários propícios para o uso das melhores práticas de gestão e governança de TI em situações reais, ambientes regulados por normas governamentais específicas para TI e a importância da utilização de processos integrados (framework) internacionalmente reconhecidos para a Gestão de Serviços de TI baseadas em ITIL 4.

Caracterização geral

Código

100070

Créditos

6.0

Professor responsável

Rui Manuel Gonçalves Soares

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Domínio da língua Inglesa.

Bibliografia

"IT Governance: Implementing Frameworks and Standards for the Corporate Governance of IT"; Alan Calder; T Governance Publishing 

"ITIL® Foundation", ITIL 4 edition, AXELOS

"ITIL® Foundation Essentials - ITIL 4 Edition - The ultimate revision guide"; Claire Agutter; IT Governance Ltd

Método de ensino

Aulas teórico-práticas.
Apoio aos alunos no desenvolvimento do projeto de grupo.

Método de avaliação

1ª Época

 

  • Avaliação Continua (10%) (Participação/Assiduidade/Análise de casos de estudo);
  • Prova de avaliação escrita (20%), referente à primeira parte da disciplina (IT Governance), a realizar em data acordada na primeira aula da disciplina;
  • Prova de avaliação escrita (30%), referente à segunda parte da disciplina (Gestão de Serviços baseado em ITIL), a realizar no dia e hora do exame de 1ª época;
  • Apresentação do trabalho de grupo (40%)
    • Temas de trabalho: Apresentados para escolha durante a primeira aula da disciplina;
    • Data de Entrega: Até ao término da última aula antes da apresentação dos trabalhos.

 

 
2ª Época e Época Especial

 

  • Prova de avaliação escrita (60%), referente a toda a matéria lecionada (IT Governance e Gestão Serviços baseada em ITIL) a realizar no dia e hora do Exame definido pelos serviços académicos da NOVA IMS;
  • Apresentação de um trabalho de grupo (40%)

 

    • Tema de trabalho: A definir após o exame de 1ª época e por solicitação via email;
    • Data de Entrega: Até ao dia e hora do exame;
    • Apresentação: No final do exame ou em data a combinar.

 


Estrutura das Provas de Avaliação (Testes e Exames)

 

  • Todas as provas têm duração de 60 minutos;
  • As provas são constituídas por 40 perguntas de escolha múltipla (0.5 valores por pergunta e 4 hipóteses);
  • Cada pergunta errada terá uma penalização de um quarto do valor da mesma (penalização de 0.125 valores);
  • A nota mínima de aprovação é de 9.5 valores (numa escala de 0 a 20);
  • Para obter aprovação por frequência é necessário:
    • Ter nota maior ou igual a 8 valores em cada teste;
    • Ter nota maior ou igual a 9.5 valores na média aritmética das notas dos testes;
  • Para obter aprovação por exame é necessário ter nota maior ou igual a 9.5 valores.

 


Estrutura do Trabalho de Grupo

 

  • Máximo cinco pessoas (tamanho ideal: quatro pessoas) por grupo;
  • O formato do trabalho tem como obrigatoriedade ser realizado em forma de apresentação;
  • A versão final do trabalho deverá ser entregue em papel e em formato digital via email;
  • Cada grupo realizará uma apresentação/discussão sobre o trabalho realizado (20 minutos por grupo);
  • Os trabalhos serão valorizados maioritariamente pela sua vertente prática de aplicação e utilidade no contexto empresarial;
  • A entrega do trabalho fora do tempo estipulado terá uma penalização de 0.5 valores por dia de atraso;
  • A nota de aprovação no trabalho é de 9.5 valores (numa escala de 0 a 20).

 

Conteúdo

Os conteúdos programáticos estão organizados em duas unidades de aprendizagem (UA):

 

UA1. GOVERNANÇA DE TI: Introdução: O Contexto de Governança Corporativa; 1. Definição de Governança de TI (Governança de TI vs Gestão de TI); 2. Capital Intelectual e Economia da Informação; 3. Estratégia: A Procura de Vantagem Competitiva (IT Balanced Scorecard); 4. Governança de TI e Risco (ISO 31000; ISO/IEC 22301, ISO/IEC 24762); 5. Conformidade regulamentar de TI (Sarbanes-Oxley, Reino Unido CorpGov Code; Diretiva de Auditoria da UE; Diretiva NIS; RGPD); 6. Controle Interno (COBIT; COSO); 7. Governança de Projetos (PMO; OPM3; Portfolio, PMI Program and Project Management; Agile; SCRUM; ISO 21500); 8. Componentes de Governança de TI, Frameworks e Normas (ISO/IEC 38500; CMMI); 9. Tomada de Decisão e a Organização de TI (CIO, gestão de TI e estrutura organizacional; Outsourcing); 10. O Sistema de Gestão TI integrado;

 

UA2. GESTÃO DE SERVIÇOS TI - ITIL: 1. Introdução; 2. Gestão de Serviço: Conceitos essenciais; 3. Os princípios orientadores; 4. As quatro dimensões de Gestão de Serviço; 5. O Sistema de Valor do Serviço; 6. Melhoria Contínua; 7. As Práticas ITIL.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: