Interacção Homem-Computador
Objetivos
O objetivo de aprendizagem geral da unidade curricular Interação Homem Computador, é o de fornecer o conhecimento de uma visão ampla, mas completa, dos problemas, metodologias e práticas do design de experiências de interação pessoa-máquina (IPM) centradas no utilizador e sua avaliação, como parte do ciclo de vida iterativo da engenharia de software ou de outros processos de design de produto.
Os alunos irão aprender o atual contexto tecnológico e computacional e a sua evolução histórica, as tecnologias de suporte fundamentais e, em particular, o estado da arte em tecnologias de interação. Numa perspetiva de design de experiências interativas centradas no utilizador, os alunos irão entender como obter informações sobre as necessidades e objetivos do utilizador final, as suas tarefas atuais e as desejadas, levando também em conta as suas capacidades preceptivas e cognitivas, visando a otimização da eficácia e eficiência do processo criativo de design da interação. Os alunos acompanharão o processo completo de design da experiência interativa do utilizador, centrada neste último, no contexto de um projeto de grupo num tópico de sua escolha, relativo a um tema geral proposto pelo Professor. Esse processo, de natureza iterativa, inclui a definição do problema, o levantamento de requisitos de utilizador, o desenvolvimento de um protótipo de baixa fidelidade que satisfaça os requisitos, a sua avaliação por peritos e um novo ciclo de desenvolvimento com a produção de um novo protótipo, que culmina na condução de um estudo experimental com utilizadores finais para validação da versão final do protótipo da solução de IPM desenvolvido pelo grupo, utilizando métodos da estatística descritiva e analítica.
Caracterização geral
Código
100075
Créditos
5.0
Professor responsável
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos para a frequência desta unidade curricular, para além da capacidade de comunicação em Inglês.
Bibliografia
Books
- Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N., Nicholas Diakopoulos, N. (2017). Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (6th edition), Pearson, ISBN-13: 978-0134380384.
- Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, Introdução ao Design de Interfaces, FCA, Portugal, 2017, 3ª Edição,
- Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things, Revised and Expanded Edition. MIT Press. ISBN: 9780262525671
- Nielsen, J. (1994). Heuristic evaluation. Jakob Nielsen, Robert L. Mack (Eds.), Usability Inspection Methods. John Wiley & Sons.
- Dix, A. et al., Human Computer Interaction. 3rd Edition, Prentice Hall, 2003, ISBN 0130461091 Web
Papers
- Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), pp. 152-158. https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/191666.191729
- Nielsen, J. (1992). Finding usability problems through heuristic evaluation. Proceedings of ACM CHI'92. pp. 373-380. https://dl.acm.org/doi/10.1145/142750.142834
- Rettig M. (1994), Prototyping for Tiny Fingers, Communications of The ACM, 1994 https://dl.acm.org/doi/10.1145/175276.175288
Método de ensino
Nesta UC aplicam-se as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem, para um total de 168 horas de contacto e trabalho autónomo por parte dos estudantes:
- Aulas expositivas teórico-práticas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas (TP = 28h30).
- Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo (TP = 3 horas).
- Aulas ativas com a realização dos 7 entregáveis relativos ao projeto laboratorial de grupo (PL = 31h30), permitindo aos estudantes aprofundar a compreensão do programa da cadeira. Os resultados do projeto serão discutidos em sala de aula em conjunto com o Professor, para garantir a eficácia dos vários princípios teóricos que foram aplicados.
- Sessões de orientação tutorial com o Professor, para apoio nos projetos de grupo, quer em modo síncrono, quer assíncrono (OT = 10h).
A carga horária total requerida pela UC é estimada em 4h30 horas curriculares de contacto com o docente semanais, com 2 aulas, sendo a 1ª de 1h30 e a 2ª de 3 horas (com um intervalo de 10 minutos após 1h30), a que correspondem um total de 31h30 aulas teórico-práticas e 36h aulas de laboratório, durante 15 semanas. Esta carga é complementada por 6h45 semanais de trabalho autónomo por parte do aluno (revisão da matéria teórica, autoestudo, consulta da bibliografia, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo). Temos assim nesta UC, 67h30 de contacto com o docente e 100h30 de trabalho autónomo por parte do aluno, num total de 168 horas distribuídas por 15 semanas.
Método de avaliação
Modalidade de avaliação contínua:
- Este método caracteriza-se por uma forte componente laboratorial. Nesta, os alunos realizam um projeto em grupo (com 3 ou 4 elementos), composto por sete entregáveis, com datas de vencimento cuja periodicidade se apresenta na Tabela seguinte, desenvolvidos durante as aulas e em trabalho autónomo e finalizados com apresentação e discussão em aula.
Entregáveis relativos à prática laboratorial
Entregável |
Tipo |
Semana da entrega |
D1 - Proposta de projeto |
Doc |
4ª |
D2 - Requisitos de utilizador |
Doc |
8ª |
D3 - Protótipo de baixa fidelidade |
Doc e protótipo papel |
10ª |
D4 - Avaliação por perito de protótipos de baixa fidelidade |
Doc |
11ª |
D5 - Avaliação heurística do protótipo de baixa fidelidade e novo protótipo |
Doc e protótipo papel ou funcional |
12ª |
D6 - Avaliação de utilizador do protótipo final |
Doc |
14ª |
D7 - Síntese e apresentação final do projeto de IPM |
PPT |
15ª |
De referir que o entregável D4 - Avaliação por perito de protótipos de baixa fidelidade, é um relatório individual, sendo todos os outros desenvolvidos pelo grupo. Para completar a sua avaliação contínua, o aluno terá de realizar um Exame final sobre todo o programa da cadeira, podendo escolher uma 1ª Época, uma 2ª Época ou uma Época especial, para realizar esse Exame. A ponderação do Exame na nota final corresponde a 35%. De acordo com as regras da NOVA IMS, o estudante pode melhorar a nota do Exame de 1ª Época, em 2ª Época.
Existe ainda uma terceira componente de avaliação pessoal, que depende da assiduidade, grau de interação e participação nas aulas por parte do estudante, e ainda como demonstra esforço e colaboração nas atividades letivas durante o semestre, e cuja ponderação na nota final é de 5%.
A classificação final da disciplina é então obtida pela média ponderada das três componentes de avaliação atrás referidas: 60% para o projeto em grupo, 35% para a nota de exame e 5% para avaliação pessoal.
Modalidade de avaliação por exame:
- Esta modalidade de avaliação destina-se aqueles alunos que não obtiveram aprovação na avaliação contínua e consiste na realização de um Exame e a apresentação de um projeto semelhante ao que foi desenvolvido pelos alunos que optaram pela avaliação contínua, ainda que com um âmbito de aplicação mais limitado, que denominamos ¿Trabalho individual laboratorial¿. Essa apresentação realiza-se em Época Especial que ocorre em Setembro. Nesta modalidade quer o ¿Exame Teórico¿, quer o ¿Trabalho individual laboratorial¿, contribuem para a nota final com uma ponderação de 50%.
São aprovados os alunos que obtenham uma classificação final ponderada superior ou igual a 9.5 valores, em qualquer das modalidades.
Conteúdo
- Introdução ao curso e metodologia de avaliação.
- História da Computação e da Interação Pessoa-Máquina.
- Nós, os humanos.
- Eles, os computadores.
- O processo de design centrado no utilizador.
- Análise de utilizadores e tarefas.
- Recolha de dados e requisitos de utilizador.
- Princípios e regras do design de interfaces.
- Desenho visual de ecrãs.
- Prototipagem de baixa e alta fidelidade.
- Interfaces para a World Wide Web e para mobilidade.
- Avaliação heurística e preditiva do design.
- Avaliação do design com utilizadores.
- Análise estatística de dados da avaliação.
- Tópicos avançados de IPM.
O programa inclui um trabalho de grupo com 7 entregáveis, realizado ao longo da cadeira.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: