Projeto de Sistemas de Informação
Objetivos
Apresentar aos alunos as ferramentas conceituais e de software necessárias para implementar um Projeto de Sistemas de Informação
· fornecer uma introdução geral aos projetos de SI, às diferentes estruturas existentes e as partes envolvidas.
· fornecer uma introdução útil à pesquisa no contexto de projetos de computação.
· saber escolher um projeto, como escrever uma proposta de projeto e como planear um projeto de IS
· saber gerir um projeto (tempo, informações, dados, ...)
· saber apresentar um projeto (como um relatório escrito e uma apresentação oral
Caracterização geral
Código
100088
Créditos
8.0
Professor responsável
Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Conhecimentos de engenharia de software e de programação
Bibliografia
Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Peoject Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.¿
Schwalde, Kathy(2011). Managing Information Technology Projects. Revised sixth edition. Canada, Course Technology CENGAGE Learning.
A Guide of the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), PMI, 2004.
.
Método de ensino
Desenvolvimento de um s projetos pelos alunos durante as aulas práticas em laboratórios informáticos.
Método de avaliação
Avaliação:os alunos serão avaliados no desenvolvimento de um ou mais projetos. Os alunos terão de produzir documentação detalhada sobre o método usado para o desenvolvimento do projeto e sobre os resultados obtidos, e terão de fazer uma apresentação oral do projeto. A apresentação oral também terá que conter uma demonstração completa do software desenvolvido. Os alunos também terão de produzir um relatório completo, o qual será avaliado, descrevendo cada passo do desenvolvimento do seu projeto.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada nas seguintes unidades de aprendizagem (UA):
UA1: Enquadramento: o que são projetos (de computação) o que é pesquisa? o processo de investigação métodos de investigação.
UA2: Definir os alicerces do projeto: escolher um projeto preparar uma proposta de projeto definição do projeto planeamento de projetos gestão de riscos a pesquisa bibliográfica gestão de informação avaliação crítica escrever revisões de literatura
UA3: Desenvolver o projeto: o ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) o primeiro "modelo": build-and-fix os modelos stage-wise e classical waterfall (modelos convencionais) o modelo incremental prototipagem desenvolvimento top-down e bottom-up verificação, validação e teste gestão do tempo pessoal trabalho em equipa.
UA4: Apresentação do projeto: escrever e estruturar relatórios escrever resumos apresentação de dados apresentações orais demonstração de software exames de viva voz.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: