Desenvolvimento de Aplicações Móveis

Objetivos

O curso apresenta os alunos o desenvolvimento de aplicativos móveis, tanto nativos quanto baseados em tecnologias web. Na primeira metade do curso os alunos aprendem a desenvolver diferentes tipos de aplicações em android. A segunda parte cobre o desenvolvimento IOS, desenvolvimento nativo multiplataforma e, por último, o uso de tecnologias web.

Caracterização geral

Código

100136

Créditos

5.0

Professor responsável

José Américo Alves Sustelo Rio

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Os participantes deverão ter conhecimentos prévios teóricos e práticos de programação geral e programação para web

Bibliografia

Bibliografia Recomendada / Recommended Reading

  • Slides da disciplina criados pelo docente, disponíveis na plataforma de e-learning (à medida que os temas forem introduzidos) / Curricular Unit Slides by the teacher.
  • Official Web resources
  • Phillips, B., Stewart, C., Hardy, B., & Marsicano, K. (2017) - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide (3rd Edition), Atlanta, GA: Big Nerd Ranch. ISBN:978-0134706054
  • Griffiths, D., & Griffiths, D. (2017). Head First Android Development (2nd edition). O?Reilly Media. ISBN: 978-1491974056
  • Keur, C., & Hillegass, A. (2017). iOS Programming: The Big Nerd Ranch Guide (6th ed.). Big Nerd Ranch. ISBN: 978-0134682334
  • Firtman, M. (2013). Programming the Mobile Web (2nd ed.). Sebastopol, CA: O?Reilly Media. ISBN: 978-1-4493-3497-0

Complementar

Hermes, Dan. Xamarin Mobile Application Development: Cross-Platform C# and Xamarin.Forms Fundamentals 1st Edition ? ISBN 978-1484202159

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas-práticas e aulas laboratoriais. As aulas teóricas-práticas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão, assim como a demonstração da resolução de problemas.
As aulas laboratoriais destinam-se à resolução presencial de alguns exercícios propostos e para os quais o docente esclarece as dúvidas existentes.

Método de avaliação

  • 1ª Época: Teste 1 (25%); Teste2 (25%); Projeto final (40%); Individual work  (10%)
  • 2ª Época: Exame (50%); Projeto final (50%);

Conteúdo

  1. CP1 - Introdução ao desenvolvimento mobile
  2. CP2 - Android - Desenvolvimento de aplicações nativas
  3. CP3 - Android - Aplicações com base de dados e outro tipo de persistência
  4. CP4 - Android - Aplicações com uso de internet, web, e dados online/webservices
  5. CP5 - Android - Aplicações com multimédia e gráficos.
  6. CP6 - Android - Aplicações com mapas e localização.
  7. CP7 - IOS - Desenvolvimento nativo
  8. CP8 - IOS - Aplicações com base de dados e dados online/webservices
  9. CP9 - Desenvolvimento nativo multiplataforma (ex: Visual Studio com Xamarin)
  10. CP0 - Aplicações Web mobile e Híbridas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: