Desenvolvimento de Aplicações Móveis
Objetivos
O curso apresenta os alunos o desenvolvimento de aplicativos móveis, tanto nativos quanto baseados em tecnologias web. Na primeira metade do curso os alunos aprendem a desenvolver diferentes tipos de aplicações em android. A segunda parte cobre o desenvolvimento IOS, desenvolvimento nativo multiplataforma e, por último, o uso de tecnologias web.
Caracterização geral
Código
100136
Créditos
5.0
Professor responsável
José Américo Alves Sustelo Rio
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Os participantes deverão ter conhecimentos prévios teóricos e práticos de programação geral e programação para web
Bibliografia
Bibliografia Recomendada / Recommended Reading
- Slides da disciplina criados pelo docente, disponíveis na plataforma de e-learning (à medida que os temas forem introduzidos) / Curricular Unit Slides by the teacher.
- Official Web resources
- Phillips, B., Stewart, C., Hardy, B., & Marsicano, K. (2017) - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide (3rd Edition), Atlanta, GA: Big Nerd Ranch. ISBN:978-0134706054
- Griffiths, D., & Griffiths, D. (2017). Head First Android Development (2nd edition). O?Reilly Media. ISBN: 978-1491974056
- Keur, C., & Hillegass, A. (2017). iOS Programming: The Big Nerd Ranch Guide (6th ed.). Big Nerd Ranch. ISBN: 978-0134682334
- Firtman, M. (2013). Programming the Mobile Web (2nd ed.). Sebastopol, CA: O?Reilly Media. ISBN: 978-1-4493-3497-0
Complementar
Hermes, Dan. Xamarin Mobile Application Development: Cross-Platform C# and Xamarin.Forms Fundamentals 1st Edition ? ISBN 978-1484202159
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas-práticas e aulas laboratoriais. As aulas teóricas-práticas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão, assim como a demonstração da resolução de problemas.
As aulas laboratoriais destinam-se à resolução presencial de alguns exercícios propostos e para os quais o docente esclarece as dúvidas existentes.
Método de avaliação
- 1ª Época: Teste 1 (25%); Teste2 (25%); Projeto final (40%); Individual work (10%)
- 2ª Época: Exame (50%); Projeto final (50%);
Conteúdo
- CP1 - Introdução ao desenvolvimento mobile
- CP2 - Android - Desenvolvimento de aplicações nativas
- CP3 - Android - Aplicações com base de dados e outro tipo de persistência
- CP4 - Android - Aplicações com uso de internet, web, e dados online/webservices
- CP5 - Android - Aplicações com multimédia e gráficos.
- CP6 - Android - Aplicações com mapas e localização.
- CP7 - IOS - Desenvolvimento nativo
- CP8 - IOS - Aplicações com base de dados e dados online/webservices
- CP9 - Desenvolvimento nativo multiplataforma (ex: Visual Studio com Xamarin)
- CP0 - Aplicações Web mobile e Híbridas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: