Econometria II
Objetivos
2 Compreender as limitações do Modelo de Probabilidade Linear e as razões porque estes modelos não devem ser utilizados;
3 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão logística;
4 Desenvolver e interpretar, estatística e economicamente, modelos de regressão logística;
5 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com séries temporais;
6 Desenvolver e interpretar modelos estimados utilizando sucessões cronológicas;
7 Compreender o âmbito e as condições de aplicação de modelos de regressão com dados de painel;
Caracterização geral
Código
100050
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel José Vilares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Recomendados: Estatística descritiva e inferencial. Álgebra Linear. Econometria I.
Bibliografia
Wooldridge, Jeffrey M. (2008). Introductory econometrics: a modern approach, 4th ed. South-Western. ISBN 9780324585483; Griffiths, W. E., Hill, R. C. e Judge, G. G. (1993). Learning and Practicing of Econometrics, John Wiley and Sons. ISBN 0471513644; Ajmani, V. (2009). Applied Econometrics Using the SAS System. John Wiley & Sons. ISBN 9780470129494; Johnston, J.; Dinardo, J. (1997). Econometrics Methods. 4th Edition, Economics Series, McGraw Hill (Existe também tradução em português). ISBN 007115342X; Vilares, M.J.; Coelho, P.S. (2011). Satisfação e Lealdade do Cliente – Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise. 2ª Edição, Escolar Editora. ISBN 9789725923160
Método de ensino
Método de avaliação
a) Trabalho de fundo (40%) + Participação e teste intermédio (20%) + Exame final (40%)
b) Participação e testes intermédios (30%) + Exame final (70%)
A classificação final obtida na 1.ª época corresponde ao melhor dos valores obtidos nas duas modalidades.
2ª época: exame final (100%) ou Participação e teste intermédio (30%) + Exame final (70%).
No entanto, para obter aprovação (e, portanto, uma média superior a 9,5 valores), o aluno não deverá ter no exame final uma classificação inferior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20).
Conteúdo
2 Modelo de regressão com variável qualitativa dependente;
3 Modelos de séries temporais;