Marketing

Objetivos

  • Apresentar os principais conceitos da teoria e prática do marketing
  • Explicar o papel do marketing nas organizações e os problemas encontrados pelos gestores
  • Explorar os aspectos essenciais na formulação de um plano de marketing
  • Criar capacidades nos alunos de Planeamento de marketing, através do desenvolvimento de um plano de marketing
  • Melhorar a capacidade dos alunos para analisar situações do marketing e desenvolver recomendações
  • Melhorar a capacidade do aluno para ser selectivo na análise de informação necessária para a tomada de decisões em marketing
  • Desenvolver capacidades nos alunos importantes para o seu bom desempenho em posições de topo, tais como capacidade de comunicar, trabalhar em grupo e apresentar resultados


 
 

Caracterização geral

Código

100080

Créditos

4.0

Professor responsável

Teodora Szabo-Douat

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Bibliografia

Kotler,P., Armstrong,G., Wong, V., and John Saunders (2008), Principles of Marketing, 5th European edition, Prentice Hall; Lendrevie, L. Dionisio, R (2004), Mercator XXI: Teoria e Prática de Marketing, Edições Don Quixote.; Wood, M. B. (2007), The Marketing Plan Handbook, 4th edition, Prentice Hall; 0; 0

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a concepção e desenvolvimento de estudos de caso e trabalhos práticos. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão académica estruturada e a partilha de experiências.

Método de avaliação

 
AVALIAÇÃO:
o Trabalho de grupo (3 ou 4 elementos): 40% [A disciplina inclui um projecto que requer o desenvolvimento de um plano de marketing, a ser apresentado pelo grupo no final do semestre]
o Exame Final: 50% [Nota mínima de 8 valores]
o Discussão de casos prácticos: 10%
Esta componente incluí a presença dos alunos nas aulas e a qualidade da sua participação.

Conteúdo

  • Marketing e o processo de Marketing
  • Missão organizacional, objectivos e estratégia
  • Análise interna e externa, análise SWOT.
  • O triângulo estratégico: Segmentação, Targeting, e Posicionamento.
  • O Marketing Mix
  • Oportunidades de emprego em marketing
 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: