Marketing
Objetivos
- Apresentar os principais conceitos da teoria e prática do marketing
- Explicar o papel do marketing nas organizações e os problemas encontrados pelos gestores
- Explorar os aspectos essenciais na formulação de um plano de marketing
- Criar capacidades nos alunos de Planeamento de marketing, através do desenvolvimento de um plano de marketing
- Melhorar a capacidade dos alunos para analisar situações do marketing e desenvolver recomendações
- Melhorar a capacidade do aluno para ser selectivo na análise de informação necessária para a tomada de decisões em marketing
- Desenvolver capacidades nos alunos importantes para o seu bom desempenho em posições de topo, tais como capacidade de comunicar, trabalhar em grupo e apresentar resultados
Caracterização geral
Código
100080
Créditos
4.0
Professor responsável
Teodora Szabo-Douat
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
Kotler,P., Armstrong,G., Wong, V., and John Saunders (2008), Principles of Marketing, 5th European edition, Prentice Hall; Lendrevie, L. Dionisio, R (2004), Mercator XXI: Teoria e Prática de Marketing, Edições Don Quixote.; Wood, M. B. (2007), The Marketing Plan Handbook, 4th edition, Prentice Hall; 0; 0
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a concepção e desenvolvimento de estudos de caso e trabalhos práticos. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão académica estruturada e a partilha de experiências.
Método de avaliação
AVALIAÇÃO:
o Trabalho de grupo (3 ou 4 elementos): 40% [A disciplina inclui um projecto que requer o desenvolvimento de um plano de marketing, a ser apresentado pelo grupo no final do semestre]
o Exame Final: 50% [Nota mínima de 8 valores]
o Discussão de casos prácticos: 10%
Esta componente incluí a presença dos alunos nas aulas e a qualidade da sua participação.
Conteúdo
- Marketing e o processo de Marketing
- Missão organizacional, objectivos e estratégia
- Análise interna e externa, análise SWOT.
- O triângulo estratégico: Segmentação, Targeting, e Posicionamento.
- O Marketing Mix
- Oportunidades de emprego em marketing