Sistemas de Informação Empresariais

Objetivos

Entre os vários desafios dos gestores de hoje, as constantes mudanças na economia, as tendências dos diversos setores, as crescentes expectativas dos clientes, a internacionalização, a interminável necessidade de diminuir os custos estão na primeira linha das suas ações. Apesar de todos estes desafios, as oportunidades assentam numa gestão ágil, flexível e totalmente integrada. A utilização de sistemas de informação empresariais permite enfrentar esses desafios e fornecer a infraestrutura de gestão para as empresas retirar partido das novas oportunidades. O desenvolvimento de um sistema de informação que suporte o desenvolvimento do modelo de gestão assenta grandemente no saber articular, usar e extrair o valor de diversos tipos de aplicações empresariais tais como do ERP (Enterprise Resourse Planning), SCM (Supply Chain Management), HCM (Human Capital Management), CRM (Customer Relationship Management) e, e-Commerce. Assim, a disciplina de Sistemas de Informação Empresariais foca-se na forma como os avanços nos sistemas de informação empresariais estão permanentemente a redefinir o papel e valor dos sistemas de informação nas empresas e na gestão. Os alunos terão a oportunidade de materializar os desafios anteriores em ações de formação nas aplicações empresariais da SAP.

Caracterização geral

Código

100096

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Simões Aparício da Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Aprovado na disciplina de Sistemas de Informação

Bibliografia

Laudon, Kenneth C. and Laudon (2012). Management Information Systems (12th Edition), Prentice Hall, ISBN:978-0-13-607846-3; O'Brien, James A. and Marakas, George (2005). Management Information Systems (7th Edition). McGraw-Hill/Irwin, ISBN:007293588.; 0; 0; 0

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas.
Resolução de casos de estudo.
Aulas de laboratório.

Método de avaliação

1ª Opção (1ª época)
a) Participação e presença nas aulas: 20%
b) Resolução e apresentação dos casos de estudo: 30%
c) Trabalho de laboratório: Certificado
d) 1º Teste: 25%
e) 2º Teste: 25%
 
2ª Opção (2ª época)
a) Participação e presença nas aulas: 20%
b) Resolução e apresentação dos casos de estudo: 30%
c) Trabalho de laboratório: Certificado
d) Exame: 50%

3ª Opção (2ª época) - alunos com estatutos especiais
a) Resolução dos casos de estudo: 50%
b) Exame: 50%
Notas: Os alunos só obterão aprovação na disciplina se também alcançarem o mínimo de 9,5 valores nos Testes/ Exame final, independentemente da classificação obtida em a) b) e c).

Conteúdo

1. Sistemas de Informação nas empresas.
2. Aplicações Empresariais.
3. ERP (Enterprise Resourse Planning).
4. SCM (Supply Chain Management).
4. HCM (Human Capital Management).
5. CRM (Customer Relationship Management).
6. E-Commerce.