Web Marketing e Comércio Electrónico

Objetivos

At the end of the course students should be able to:

  • Critically discuss the key notions and concepts related to EC and Marketing;
  • Initiate scientific research related to EC and Marketing;
  • Know the basic concepts and different types of CMS (content management system) and be able to successfully launch an e-commerce website in wordpress.

Caracterização geral

Código

100105

Créditos

4.0

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

NA

Bibliografia

Oliveira, T., Alhinho, M., Rita, P., & Dhillon, G. (2017). Modelling and testing consumer trust dimensions in e-commerce. Computers in Human Behavior, 71, 153-164.

Oliveira, T., Araujo, B., & Tam, C. (2020). Why do people share their travel experiences on social media?. Tourism Management, 78, 104041.

Tam, C., Loureiro, A., & Oliveira, T. (2019). The individual performance outcome behind e-commerce. Internet Research.

Turban, E., J. Strauss, L. Lai (2016) Social Commerce: Marketing, Technology and Management. Springer Texts in Business and Economics.

Turban, E., Outland, J., King, D., Lee, J. K., Liang, T. P., & Turban, D. C. (2017). Electronic commerce 2018: a managerial and social networks perspective. Springer.

 

 

Método de ensino

Aulas Teóricas e Práticas

Método de avaliação

Aulas teóricas, complementadas por aplicações práticas, casos de estudo e simulações. Quatro trabalhos de grupo permitirá uma aplicação prática dos conceitos e técnicas estudadas na disciplina.

 

Avaliação

1ª Época - Participação nas aulas e presenças (5%), três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (35%).

2ª Época - três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (40%).

 

Casos de aplicação de CE - Em cada capítulo destacam-se os problemas reais encontrados por

organizações no desenvolvimento e implementação do CE. Para acompanhar cada caso, existem questões para ajudar a dirigir a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo (3, 4 pessoas) tem 15 minutos por apresentação. O grupo escolhe três casos da tabela CE casos de aplicação.

 

Artigo científico - Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos e cada grupo de alunos escolhe um artigo para analisar e fazer uma apresentação (15 minutos). O objetivo deste trabalho é desenvolver aptidões de investigação com o intuito de preparar os alunos para iniciarem investigação.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em nove Unidades de Aprendizagem (LU):

LU1. Visão geral do comércio eletrónico;

LU2. E-commerce: aplicativos, mecanismos, plataformas e ferramentas;

LU3. Retalho no comércio eletrónico: produtos e serviços;

LU4. Comércio eletrónico business-to-business (B2B);

LU5. Mobile e-commerce;

LU6. Web 2.0 e as redes sociais;

LU7. Comportamento do consumidor, Internet marketing e publicidade;

LU8. Sistemas inovadores de comércio eletrónico e lançamento de um negócio online de sucesso;

LU9. Sistemas de gestão de conteúdo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: