Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação
Objetivos
O objetivo principal do curso é apresentar uma visão geral da Gestão de Serviços de TI, estrategicamente alinhada com as necessidades do negócio, com um conjunto de práticas definidas com ITIL 4 (Information Technology Infrastructure Library).
ITIL 4 atualiza o ITIL em 2019, com a remodelação das práticas estabelecidas no contexto mais amplo da experiência do cliente, cadeias de valor e transformação digital, bem como pela adoção de recentes abordagens de trabalho como Lean, Agile e DevOps.
Com exercícios práticos, será possível compreender a importância de ter práticas integradas, internacionalmente reconhecidas, para a gestão de serviços TI e sua aplicabilidade.
Adicionalmente, este curso prepara os estudantes para certificação internacional "ITIL 4 Foundation Certificate in IT Service Management" reconhecido pelo "United Kingdom Cabinet Office" como parte integrante do "UK Government's portfolio of Best Management Practice".
Caracterização geral
Código
200070
Créditos
4.0
Professor responsável
Rui Manuel Gonçalves Soares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Domínio da língua Inglesa.
Bibliografia
- "ITIL® Foundation", ITIL 4 edition, AXELOS
- "ITIL® Foundation Essentials - ITIL 4 Edition - The ultimate revision guide", Claire Agutter, IT Governance Ltd
- Other materials provided by the teacher.
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de experiências de trabalho reais. A componente prática é orientada à resolução de problemas relativos a um estudo de caso complexo e realístico (organização multinacional), incluindo discussão e interpretação de resultados. Um conjunto de pacotes de trabalho a realizar de forma independente em contexto externo às aulas é proposto.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época: projeto (40%), teste (50%), avaliação contínua (10%)
2ª época: projeto (40%), exame final (60%)
Conteúdo
UA1 - Módulo 1: Introdução
UA2 - Módulo 2: Gestão de Serviço: Conceitos essenciais
UA3 - Módulo 3: Os princípios orientadores
UA4 - Módulo 4: As quatro dimensões de Gestão de Serviço
UA5 - Módulo 5: O Sistema de Valor do Serviço
UA6 - Módulo 6: Melhoria Contínua
UA7 - Módulo 7: As Práticas ITIL
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais