Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Objetivos

O objetivo principal da disciplina é introduzir as questões principais associadas à desenvolvimento de sistemas de informação e à Engenharia de Software.

Pretende-se apresentar as tecnologias chave e os principais modelos de processos de desenvolvimento de software.

Caracterização geral

Código

200195

Créditos

4.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  n/a

Bibliografia

- Pressman, Roger (2014) Software Engineering: A Practitioner's Approach, 8th edition, McGraw-Hill, ISBN-10: 9780078022128

- Requirements Analysis: From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:9780130282286

- Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371

-Guerreiro, Sérgio (2015) Introdução à Engenharia de Software, FCA ; ISBN 9789727227952

- Jessup, Leonard, e Valacich, Joseph (2003) ¿Information Systems Today¿ Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall, Incorporated.

 - Stair, Ralph M., e Reynolds, George W. (2006) ¿Principles of Information Systems, 7th edition) Boston, Massachusetts: Course Technology;

-  Avgerou, C. e T. Cornford (1998) ¿Developing Information Systems: Concepts, Issues and Practice, 2nd edition¿ Basingstoke: Macmillan;

- UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-61 5-0095

- Fundamental UML (Third Edition), by Mauro Nunes e Henrique O´Neill, FCA-Lidel, ISBN:972-722-481-4

Método de ensino

Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

Os objetivos de aprendizagem associados às três últimas unidades de aprendizagem são avaliados tanto na componente de testespráticos como através do exame. Os testes, e o exame final, exigem que os alunos integrem todo o conteúdo da unidade curricular e provem o seu domínio dele

Trabalhos práticos (40 %), Exame (60%)

Conteúdo

1. Conceitos Gerais
- Caracterização do produto de software
- Elementos básicos de engenharia de software
- Paradigmas de programação

2. Tecnologias
- Fundamentos, arquiteturas e plataformas de tecnologias de informação e comunicação
- Conceitos sobre dados, organização e gestão de dados, informação e comunicação
- Valor estratégico de redes de computadores e telecomunicações
- Tipologias, Arquiteturas e Dispositivos de Redes Locais e Remotas (Intranet e Internet)
- Computação em nuvem
- Computação móvel e omnipresente
- IoT

3. Arquiteturas, Sistemas e Infraestrutura de Software

4. Engenharia de Software
- Especificação de requisitos e design de software
- Origem, estrutura e componentes da Unified Modeling Language (UML);
- Fundamentos HCI
- Projeto de base de dados
- Aplicações Web

5. Modelos de processos de desenvolvimento de software
- Modelos prescritivos: sequenciais lineares, RAD, prototipagem, modelos evolutivos
- RUP, Iconix
- Métodos ágeis: XP, Scrum e Crystal, DevOps

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: