Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Objetivos
O objetivo principal da disciplina é introduzir as questões principais associadas à desenvolvimento de sistemas de informação e à Engenharia de Software.
Pretende-se apresentar as tecnologias chave e os principais modelos de processos de desenvolvimento de software.
Caracterização geral
Código
200195
Créditos
4.0
Professor responsável
Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
- Pressman, Roger (2014) Software Engineering: A Practitioner's Approach, 8th edition, McGraw-Hill, ISBN-10: 9780078022128
- Requirements Analysis: From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:9780130282286
- Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371
-Guerreiro, Sérgio (2015) Introdução à Engenharia de Software, FCA ; ISBN 9789727227952
- Jessup, Leonard, e Valacich, Joseph (2003) ¿Information Systems Today¿ Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall, Incorporated.
- Stair, Ralph M., e Reynolds, George W. (2006) ¿Principles of Information Systems, 7th edition) Boston, Massachusetts: Course Technology;
- Avgerou, C. e T. Cornford (1998) ¿Developing Information Systems: Concepts, Issues and Practice, 2nd edition¿ Basingstoke: Macmillan;
- UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-61 5-0095
- Fundamental UML (Third Edition), by Mauro Nunes e Henrique O´Neill, FCA-Lidel, ISBN:972-722-481-4
Método de ensino
Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Os objetivos de aprendizagem associados às três últimas unidades de aprendizagem são avaliados tanto na componente de testespráticos como através do exame. Os testes, e o exame final, exigem que os alunos integrem todo o conteúdo da unidade curricular e provem o seu domínio dele
Trabalhos práticos (40 %), Exame (60%)
Conteúdo
1. Conceitos Gerais
- Caracterização do produto de software
- Elementos básicos de engenharia de software
- Paradigmas de programação
2. Tecnologias
- Fundamentos, arquiteturas e plataformas de tecnologias de informação e comunicação
- Conceitos sobre dados, organização e gestão de dados, informação e comunicação
- Valor estratégico de redes de computadores e telecomunicações
- Tipologias, Arquiteturas e Dispositivos de Redes Locais e Remotas (Intranet e Internet)
- Computação em nuvem
- Computação móvel e omnipresente
- IoT
3. Arquiteturas, Sistemas e Infraestrutura de Software
4. Engenharia de Software
- Especificação de requisitos e design de software
- Origem, estrutura e componentes da Unified Modeling Language (UML);
- Fundamentos HCI
- Projeto de base de dados
- Aplicações Web
5. Modelos de processos de desenvolvimento de software
- Modelos prescritivos: sequenciais lineares, RAD, prototipagem, modelos evolutivos
- RUP, Iconix
- Métodos ágeis: XP, Scrum e Crystal, DevOps
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais