Digital Analytics
Objetivos
A transformação digital das empresas é um dos objetivos de grande parte das empresas, tornando os serviços em IGNOREes de dados e informações muito relevantes para a análise e estudo.Com múltiplos pontos de contacto durante a jornada do consumidor, é essencial para as empresas investirem em Analytics para entenderem melhor os seus clientes e preverem o comportamento destes nos seus ativos digitais, potenciando a geração de retorno. Esta informação é IGNOREe de conhecimento crítico para as empresas e permite ajudar a preparar uma estratégia de negócio eficiente e rentável.
O principal objetivo deste curso é a (A) aplicação de métodos quantitativos e (B) metodologias de análise dos dados gerados pelas diferentes IGNOREes de dados originadas em websites, aplicações móveis, portais e outras plataformas. Além disso, pretende-se (C) explorar de que forma estas análises e IGNOREes de informação podem ser incorporadas no processo de decisão para gerar mais receita e aumentar o retorno do investimento (ROI).
Caracterização geral
Código
400082
Créditos
7.5
Professor responsável
Bruno Filipe Santos Amaral
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Licenciatura em Gestão Empresarial, Gestão da Informação, Engenharia, Economia ou Marketing.
Bibliografia
- Hunt, Ben (2011) -Convert!: Designing Web Sites to Increase Traffic and Conversion-. Wiley publishing, inc.
- Brent Dykes (2 011) -Web Analytics Action Hero: Using Analysis to Gain Insight and Optimize Your Business-. Peachpit
- Davenport, Thomas H.; Harris, Jeanne G.; Morison, Robert (2010) -Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results-. Harvard Business School Publishing Corporation
- Avinash Kaushik (2010) -Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability and Science of Customer Centricity-. Wiley publishing, inc.
- Brian Clifton (2 012) -Advanced Web Metrics with Google Analytics, 3nd Edition-. John Wiley & Sons Alistair Croll and Benjamin Yoskovitz (2013) -Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster-. O-Reilly
- Eric Siegel (2016) -Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die-. Wiley publishing, inc.
- Anil Maheshwari (2018) Data Analytics Made Accessible?. Amazon Digital Services LLC
Método de ensino
Aulas teóricas de introdução aos conceitos base de Digital Analytics.
Apresentação e discussão de casos práticos.
Aulas práticas com exercícios.
Desenvolvimento de trabalho de grupo.
Método de avaliação
A avaliação será baseada na participação e assiduidade, num trabalho de grupo e também num exame final formal.
O trabalho de grupo deve ser realizado em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada projeto deve ter no máximo 20 páginas e 5000 palavras, excluindo apêndice.
O exame final incluirá perguntas sobre todas as matérias abordadas durante a cadeira. Este incluirá questões teóricas que representam cerca de 60% e questões mais práticas que representam 40% dos pontos. Para passar é exigido um mínimo de 9,5 dos 20 pontos.
Cálculo da nota final ( para 1º e 2º período):
- 50% referentes à nota do exame
- 50% referente ao trabalho de gru po
- +5% por assiduidade e participação nas aulas
Conteúdo
1. Overview of Digital Analytics
2. The awesome world of clickstream analytics
- Standard metrics revisited: eight critical metrics
- Main metrics demystified
- Going into an omni-channel world
- Practical applications
- Metrics solutions
3. Google Analytics as a day-to-day tool
- Introduction to Google Analytics
- Audience
- Acquisition
- Content analysis
- Benchmarking
- Account and property configuration
4. Analytics Framework
- Analytics Thinking
- Objectives definition
- Reporting and dashboard tools
- Practical applications
5. Google Analytics as an advanced analysis tool
- Data Enrichment
- Advanced Segments and Filters
- Site objectives
- Funnel analysis
- E-commerce tracking
- Reports Personalization
- Multi-channel Funnels
6. Marketing metrics and Funnel Conversion
- Definition of cost and pricing models (Advertising)
- Measuring other channels
- Practical examples
- Funnels: from attention to conversion
- The role of landing pages
- Anatomy of a landing page and importance for conversion
- Analysis of the client / campaign situation
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais