Business Intelligence I
Objetivos
O principal objetivo do curso de Business Intelligence é dar aos alunos os conhecimentos e competências relacionados com as capacidades de apoio à decisão fornecidas pelos processos de Business Intelligence e os Data Warehouses de suporte, incluindo as metodologias de desenvolvimento e as tecnologias de informação hoje disponíveis na área de Business Analytics e Business Performance Management.
Caracterização geral
Código
200012
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Pedro Lopes Batista
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Conhecimento básicos de Bases de Dados (SQL) - No ínicio do semestre é oferecido um SQL Crash Course dirigido aos alunos que não têm conhecimentos prévios.
Bibliografia
Ramesh Sharda, Dursun Delen, Efraim Turban (2017) Business Intelligence, Analytics, and Data Science: A Managerial Perspective, 4th Edition, Pearson, ISBN-13: 978-0134633282
Larson, Brian (2017). Delivering Business Intelligence with Microsoft SQL Server 2016 Fourth Edition. Mc Graw Hill, ISBN: 9781259641497
Ralph Kimball, Margy Ross, The Data Warehouse Toolkit, 3rd Edition, 2013, Wiley Publishing
Inmon W. H., Building the Data Warehouse, 4rd Edition, 2005, Wiley Publishing
Imhoff C., Galemmo N., Geiger J., Mastering Data Warehouse Design, 2003, Wiley Publishing
Ponniah, P., Data Warehousing Fundamentals, Wiley Publishing, 2001
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e práticas laboratoriais, recorrendo a casos de estudo e exercícios, quando tal se justificar.
Na vertente prática da disciplina irão serem realizados um conjunto de aulas de laboratório informático onde serão colocados em prática os conceitos abordados nas sessões teóricas com o recurso às tecnologias de suporte à Business Intelligence da Microsoft (SQL Server, SQL Business Intelligence Development Studio e Integration Services) ao dispor dos alunos nos computadores da NOVA IMS e susceptíveis de serem acedidos de forma gratuita através da Microsoft Campus License.
No âmbito da unidade curricular os alunos terão de desenvolver um projeto.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos inclui:
a) Projecto (50%)
b) Exame final (50%)
Para concluir a disciplina com sucesso os alunos terão de obter uma nota mínima de 9,5 no exame final, independentemente das notas obtidas em a) ou b)
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1: Transformação Digital e Organizações Data-Driven
UA2: Business Intelligence
UA3: Data Warehousing
UA4: Data Governance
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais