Especialização em Data Science for Marketing

Objetivos educativos

 O Mestrado em Data Driven Marketing, com especialização em Data Science for Marketing, tem como finalidade preencher uma lacuna na formação pós-graduada de profissionais na área de marketing que necessitam de obter novas competências para poderem participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos de marketing. Com o plano de estudos proposto, a Pós-Graduação apresenta uma estrutura atualizada que combina diversas áreas de marketing com uma abordagem transversal de ciência dos dados para as alavancar.

Este curso foi concebido para fornecer uma formação de excelência, articulando conceitos e desafios chave para a tomada de decisões em marketing nas suas múltiplas vertentes estratégica, de inovação e metodológica com formação prática orientada para o tratamento de dados (data science & big data), a inteligência artificial (machine learning) e análise de redes sociais de consumidores. A versatilidade na oferta de unidades curriculares optativas permite ainda reforçar conhecimentos teórico-práticos em diversas áreas relacionadas tais como marketing digital, social media, comércio eletrónico e otimização em motores de busca.

Candidaturas - 2ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 7 de abril a 13 de maio de 2021. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

94353

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Coordenador

Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita

Data de abertura

setembro de 2021

Número máximo de admissões

Propinas

6.000 €

Horários

pós-laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Cada especialização do Mestrado tem a duração de 4 semestres letivos, num total de 120 ECTS. Os dois primeiros semestres correspondem à parte letiva, durante a qual os alunos têm que realizar um conjunto de Unidades Curriculares, a que correspondem 60 ECTS. O 2º ano é dedicado à elaboração de uma dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional, a que corresponde 60 ECTS.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Data-Driven Marketing

Condições de acesso

Para ingressar neste curso, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições: possuir grau de Licenciatura em área compatível (concluído até setembro de 2021); ser proficiente na língua inglesa, falada e escrita. O processo de seleção dos candidatos é realizado com base na análise do currículo académico e profissional.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200204 Análise de Redes Sociais 3.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 3.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
400081 Social Media Analytics 7.5
Opções
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
400081 Social Media Analytics 7.5
200194 Transformação Digital 3.5
2º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200086 Metodologias de Investigação 7.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200045 Relatório de Estágio 35.0