Gestão de Projectos de Informação

Objetivos

1.Entender as diferenças entre projectos, operações e produtos
2.Estruturar os conceitos de gestão de projectos, com foco no negócio das Organizações
3.Utilizar os diferentes modelos de ciclo de vida dos projectos, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens
4.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo do âmbito do projecto
5.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo das actividades do projecto
6.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento da organização e das responsabilidades do projecto
7.Desenvolver o plano de comunicação do projecto
8.Identificar os diferentes tipos de custo num projecto, saber estruturar os custos (CBS) e controlar o desempenho do projecto (EVA)
9.Aplicar os conceitos de qualidade, garantia de qualidade e controlo de qualidade, no contexto da gestão de projectos
10.Utilizar os processos, métodos e técnicas de identificação, avaliação, tratamento e controlo de riscos em projectos
11.Compreender os aspectos essenciais da gestão da equipa de projecto
12.Utilizar as principais funcionalidades de Microsoft Project na realização dos trabalhos práticos

Caracterização geral

Código

200068

Créditos

4.0

Professor responsável

Alberto Nuno Lara Ponces de Carvalho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de Inglês falado e escrito ("flat English")
Conhecimentos básicos de desenvolvimento e gestão de sistemas de informação

Bibliografia

Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Project Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.; Turner, J. Rodney (2008). The handbook of project-based management: Leading Strategic Change in Organizations. Third edition. London, McGraw-Hill.; ISO 21500:2012 Guidance on project management; Class slides, business case and practical exercises requirements are made available on the internet course homepage. ; 0

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas, complementadas por trabalhos práticos. As aulas teóricas incluem a apresentação e discussão dos conceitos, processos, métodos e técnicas de gestão de projectos.
Os trabalhos práticos destinam-se à elaboração dum plano de projecto, baseado num caso de estudo fornecido aos Alunos. Após a entrega será feita a discussão dos trabalhos com cada grupo.

Método de avaliação

Exame escrito: Com nota mínima de 9,5

Trabalho Prático: Nota relativa à última entrega, ponderada com a avaliação das apresentações e discussão final. A nota mínima é de 9,5. 

Nota final = (0,7 * Nota Exame + 0,3 * Nota Prática)

A Nota Prática é considerada tanto na 1ª Época como na 2ª Época.
Os trabalhos práticos são realizados obrigatoriamente em grupo. Cada Grupo deve ter um mínimo de 5 Alunos  e um máximo de 6 Alunos. 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em 8 unidades de aprendizagem (UA):
UA1. Projectos de Informação
1 Conceitos de Projecto, Gestão de Projecto, Programa e Portefólio
2 Os projectos e a implementação da mudança nas Organizações
3. Ciclos de vida do projecto
3 Arranque, controlo e encerramento do projecto
UA2. Gestão do âmbito
UA3. Gestão do tempo
UA4. Gestão da organização e da comunicação
UA5. Gestão dos custos
UA6. Gestão da qualidade
UA7. Gestão dos riscos
UA8. Gestão da equipa de projecto

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: