Gestão de Projectos de Informação
Objetivos
1.Entender as diferenças entre projectos, operações e produtos
2.Estruturar os conceitos de gestão de projectos, com foco no negócio das Organizações
3.Utilizar os diferentes modelos de ciclo de vida dos projectos, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens
4.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo do âmbito do projecto
5.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento e controlo das actividades do projecto
6.Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento da organização e das responsabilidades do projecto
7.Desenvolver o plano de comunicação do projecto
8.Identificar os diferentes tipos de custo num projecto, saber estruturar os custos (CBS) e controlar o desempenho do projecto (EVA)
9.Aplicar os conceitos de qualidade, garantia de qualidade e controlo de qualidade, no contexto da gestão de projectos
10.Utilizar os processos, métodos e técnicas de identificação, avaliação, tratamento e controlo de riscos em projectos
11.Compreender os aspectos essenciais da gestão da equipa de projecto
12.Utilizar as principais funcionalidades de Microsoft Project na realização dos trabalhos práticos
Caracterização geral
Código
200068
Créditos
4.0
Professor responsável
Alberto Nuno Lara Ponces de Carvalho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Conhecimentos de Inglês falado e escrito ("flat English")
Conhecimentos básicos de desenvolvimento e gestão de sistemas de informação
Bibliografia
Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Project Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.; Turner, J. Rodney (2008). The handbook of project-based management: Leading Strategic Change in Organizations. Third edition. London, McGraw-Hill.; ISO 21500:2012 Guidance on project management; Class slides, business case and practical exercises requirements are made available on the internet course homepage. ; 0
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas, complementadas por trabalhos práticos. As aulas teóricas incluem a apresentação e discussão dos conceitos, processos, métodos e técnicas de gestão de projectos.
Os trabalhos práticos destinam-se à elaboração dum plano de projecto, baseado num caso de estudo fornecido aos Alunos. Após a entrega será feita a discussão dos trabalhos com cada grupo.
Método de avaliação
Exame escrito: Com nota mínima de 9,5
Trabalho Prático: Nota relativa à última entrega, ponderada com a avaliação das apresentações e discussão final. A nota mínima é de 9,5.
Nota final = (0,7 * Nota Exame + 0,3 * Nota Prática)
A Nota Prática é considerada tanto na 1ª Época como na 2ª Época.
Os trabalhos práticos são realizados obrigatoriamente em grupo. Cada Grupo deve ter um mínimo de 5 Alunos e um máximo de 6 Alunos.
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em 8 unidades de aprendizagem (UA):
UA1. Projectos de Informação
1 Conceitos de Projecto, Gestão de Projecto, Programa e Portefólio
2 Os projectos e a implementação da mudança nas Organizações
3. Ciclos de vida do projecto
3 Arranque, controlo e encerramento do projecto
UA2. Gestão do âmbito
UA3. Gestão do tempo
UA4. Gestão da organização e da comunicação
UA5. Gestão dos custos
UA6. Gestão da qualidade
UA7. Gestão dos riscos
UA8. Gestão da equipa de projecto
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Mestrado em Data-Driven Marketing
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-graduação em Digital Transformation for Industry 4.0
- Pós-Graduação em Digital Transformation for Industry 4.0
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais