Introdução à Microeconomia

Objectivos

O objectivo da cadeira é introduzir os alunos aos conceitos e instrumentos de análise da Teoria Microeconómica e ilustrar a sua aplicação a questões de natureza económica e de política.

A. Conhecimento Geral
-Domínio dos conceitos básicos de microeconomia: escassez, escolha, custo de oportunidade, custos afundados,
benefícios líquidos e análise marginal, equilíbrio e eficiência
- Introdução à modelação e teoria do jogo
-Utilização do modelo de oferta e procura e cálculo do excedente dos consumidores e dos produtores.
- Resolução do modelo de decisão da empresa.
-Análise do comportamento das empresas em mercados competitivos e dos equilíbrios a curto e longo prazo.
-Análise do comportamento das empresas em monopólio, oligopólio e concorrência monopolista, e
caracterização do equilíbrio resultante.
-Domínio dos conceitos de falhas de mercado e análise dos equilíbrios resultantes
B. Competências Específicas
-Capacidade de compreender as decisões dos consumidores e das empresas.
-Compreender o papel dos preços, direitos de propriedade e contratos no funcionamento de um mercado
economia.
-Capacidade de analisar e avaliar diferentes tipos de mercados.
-Capacidade de aplicação de princípios económicos para avaliar os pontos fortes e fracos de um mercado
economia.
-Capacidade de aplicação de princípios económicos para avaliar a decisão política.
-Capacidade de utilização das ferramentas matemáticas e gráficas específicas da análise económica
C. Competências Gerais
-competências de resolução de problemas
Demonstração da Coerência do Syllabus com Objetivos da Unidade de Curso
O curso começa com uma introdução aos conceitos-chave e instrumentos de microeconomia
análise. Segue-se o estudo do modelo de oferta e procura e a análise das forças
que impulsionam a dinâmica das economias de mercado. Depois de uma breve referência à escolha do consumidor, a empresa
As decisões relativas às quantidades produzidas e aos preços cobrados são analisadas em pormenor. Então estudamos como
diferentes estruturas de mercado afetam as decisões empresariais e a eficiência na utilização dos recursos.
Finalmente, examinamos situações em que os mercados falham, com particular relevância para o caso de
externalidades, bens públicos e recursos comuns. Em todos os tópicos a atenção é dada à economia
questões políticas, destacando as potenciais "compensações" entre eficiência, justiça e equidade.


Caracterização geral

Código

1100

Créditos

7.5

Professor responsável

Maria do Carmo Seabra, Clara Costa Duarte

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Krugman, P., Wells, R., "Economia", qualquer edição, Editoras Worth
www.core-econ.org,
Nas aulas e materiais de estudo seguimos o livro de Krugman, 2ª edição. No entanto, uma vez que no
nível introdutório as principais referências na área da Microeconomia são muito semelhantes em termos de
tópicos e de profundidade, qualquer bom livro pode ser usado como uma alternativa. No site core há um
introdução ao curso de Economia disponível em acesso gratuito que será utilizado em alguns tópicos.
Disponível na página Course Moodle para descarregar: (código de acesso fornecido na primeira teórica
sessão).
· O silabário
· O calendário do curso e programa detalhado com referências por classe e por tópico
· Conjuntos de exercícios para resolução em aulas de tutoriais e trabalhos de casa
· Slides e exemplos de classes teóricas


Método de ensino

Palestras: Duas aulas semanais de 1:20.
Apresentação e discussão dos tópicos do programa ilustrado sempre que possível com exemplos; esclarecimento de dúvidas e perguntas.
Tutorial Semanal: Uma aula de 1:20 com o objetivo de explorar alguns tópicos específicos através de problemas a resolver.
Horário de expediente:
Professores: Perguntas gerais e orientação em estudo.
Assistentes de Ensino: Questões sobre a resolução dos exercícios e orientação do estudo.
O curso requer algum trabalho de estudo fora da sala de aula e o aluno deve, em média,
dedicar 6 horas semanais para estudar além da aula. Além da participação em todas as palestras e
tutoriais, espera-se que os alunos acompanhem os materiais ensinados semanalmente e tentem
resolver os problemas disponibilizados. O calendário para o curso, aulas teóricas e práticas,
está disponível na página moodle do curso.

Método de avaliação

As regras de avaliação descritas abaixo aplicam-se em exames regulares e de recurso
bem como nos exames de melhoria de notas (regulares e recurso)
Período de exame regular
-2 Testes Intermédios: a melhor pontuação dos 2 testes tem um peso de 25%. Os testes cobrem o conteúdo dada em palestras até uma semana antes da data respetiva e são feitas sem consulta
e sem calculadoras. A realização de pelo menos um teste é obrigatória.
-1 Trabalho de casa em grupo: no valor de 10%, solicitado ao longo do semestre para entrega em data específica.
A entrega destes trabalhos em casa é obrigatória
-2 Questionários individuais em Moodle: no valor de 5%, solicitados ao longo do semestre para entrega em datas específicas. A entrega de todos os testes também é obrigatória.
Trabalho em equipa e assistência mútua no estudo são comportamentos a encorajar. No entanto, os
quizzes, testes intermédios e exame final devem, sob palavra de honra do aluno, corresponder
a um esforço individual, realizado sem dar ou receber qualquer tipo de ajuda. Por isso,
respostas idênticas a trabalhos de casa não serão considerados
-Exame final: 60% (mínimo de 8,5). Abrange todos os tópicos abordados no curso. Está feito.
sem consulta e sem calculadoras.
Se um aluno perder uma ou mais peças de avaliação obrigatórias, a pontuação final não segue
as regras acima definidas. As regras de avaliação serão então definidas caso a caso pelos Professores
do Curso e pode incluir exames orais.
Re-sentar período de exame
Como referido, as regras acima mencionadas aplicam-se nos dois exames, normais e re-sentam.'
Melhoria de Grau no Período Regular
As regras acima mencionadas aplicam-se à melhoria das notas.
Melhoria de grau no período de recurso
As regras acima mencionadas aplicam-se nos dois períodos, regulares e recurso.
Demonstração da coerência dos métodos de ensino com objetivos de aprendizagem de cursos
Os métodos de aprendizagem mais adequados a este curso são uma mistura de diferentes métodos de aprendizagem e não um método exclusivamente. A mistura de metodologias de ensino destina-se a fornecer aos alunos os conceitos, ferramentas e metodologias adequados para a realização de análises microeconómicas. Também contribui para o processo de aprendizagem individual e em grupo e para o desenvolvimento de críticas análise.
Palestras usam principalmente transmissão de informação organizada, aprendizagem por exemplos e discussão na aula. Nas aulas de tutorial aprendem fazendo e as capacidades de resolução de problemas são estimuladas.
A tarefa de lição de casa baseia-se na aprendizagem por exemplos e na aprendizagem fazendo.

Conteúdo

1-Introdução: metodologias básicas e conceitos de microeconomia
2-Oferta, Procura
3-Atrás da oferta e da procura: decisões dos consumidores e das empresas
4 estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.
5 Falhas no mercado: externalidades, bens públicos, recursos comuns, problemas de informação.