Economia Industrial

Objectivos

Conhecimento e Compreensão
Os alunos devem dominar os modelos principais usados em IO de um ponto de vista teórtico.

Competências Específicas do Sujeito
Os estudantes devem desenvolver a sua compreensão de como os mercados funcionam.

Competências Gerais
Os alunos devem desenvolver as suas capacidades analíticas.



Caracterização geral

Código

1112

Créditos

7.5

Professor responsável

Vasco Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1100. Introdução à Microeconomia

- 1102. Microeconomia (recomendado)

Bibliografia

Cabral, Luís, 1994, Economia Industrial, Lisbon: McGraw-Hill.
Cabral, Luís, 2000, Introduction to Industrial Organization, Boston, MA: The MIT Press.
Ivaldi, Marc, Bruno Jullien, Patrick Rey, Paul Seabright and Jean Tirole, 2003, “The Economics of Tacit Collusion”, Final report for DG Competition, European Commission.
Barros, Pedro Pita, 1998, Exercícios de Economia Industrial, Lisbon: McGraw-Hill.
Carlton, Dennis and Jeffrey Perloff, 2003, Modern Industrial Organization, 4th. edition, London: Addison-Wesley.
Belleflamme, Paul and Martin Peitz, 2015, Industrial Organization: Markets and Strategies, 2nd edition, Cambridge, UK: Cambridge University.

Método de ensino

Palestras formais seguidas de aulas práticas. Além disso, os alunos são dotados de material abundante para a prática.



Método de avaliação

Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos): Intercalar (40%). Exame final (e a sua ponderação): Exame final (60%).
Período de exame de resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e o seu peso): Exame final (60% ou 100%).
Melhoria de Grau no Período Regular
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e o seu peso): Exame final (60% ou 100%).
Melhoria de Grau no Período de Resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Intercalar (0% ou 40%). Exame final (e a sua ponderação): Exame final (60% ou 100%).


Conteúdo

Estrutura de mercado: delimitação de um mercado, medidas de concentração e volatilidade. Modelos de oligopólio: modelo da empresa dominante e modelo de concorrência monopolística; Bertrand, Cournot e Stackelberg; modelos dinâmicos. Poder de mercado: conluio (análises estática e dinâmica). Barreiras à entrada: economias de escala, comportamento estratégico; entrada e bem-estar. Fusões e aquisições: fusões horizontais, integração vertical. Discriminação de preços: definições e exemplos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: